Você Domina a Arte da Calma?

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Dentro de um mercado nervoso e ambientes extremamente carregados, devido a excessiva concorrência, onde o cliente é disputado de forma ferrenha, está cada vez comum os profissionais apresentarem doenças acarretadas pelo stress.

Quando falamos hoje em dia em serviços de atendimento ao cliente, o nervosismo aumenta, e este trabalho pode ser mais exaustivo do que carregar peso para cima e para baixo o dia todo.

Se você está nervoso, indisposto, sobrecarregado, aflito, perdido e/ou mal-humorado, isso causa um mal enorme para as pessoas que trabalham com você, para o ambiente e para você mesmo, tudo fica mais difícil, as respostas para os problemas parecem não existir, o caminho parece ser mais longo e sem fim, com isso, começam a surgir os problemas de saúde, como por exemplo, pressão alta, baixa resistência e etc..

Mas afinal, como fugir deste problema que infelizmente já é comum, e está mais presente a cada dia em nossas vidas? Como evitar uma doença grave e ter tranquilidade para desenvolver o trabalho da melhor forma possível e sem prejudicar a saúde?

Segundo relatos do livro Atendimento Nota 10 dos autores Ron Zemke e Kristin Anderson, existem dez técnicas para atingir a calma e baixar o stress.

A primeira é, respire: Respirar fundo é uma técnica das mais antigas e que traz excelentes resultados. Como o stress atrapalha o equilíbrio normal de oxigênio e dióxido de carbono nos pulmões, respirar de forma profunda corrige esta descompensação e pode ainda, ajudar o controlar os pensamentos negativos. Respire fundo pelo nariz, prenda a respiração por sete segundos ou mais e expire bem devagar pela boca. Repita de três a seis vezes.

A segunda é, sorria: Ninguém além de você deve ser responsável pelo seu estado de espírito. O sorriso é algo contagioso, sendo assim, quando um cliente ou colega de trabalho estiver abatido, olhe-os nos olhos e coloque no seu rosto ou na sua voz, se estiver ao telefone, o seu melhor e mais brilhante sorriso e esteja certo que em 99% das vezes você receberá este sorriso de volta.

Já a terceira técnica é rir: A melhor defesa contra o nervosismo e o mau-humor é o senso de humor, isso torna o ambiente mais animado e as pessoas que possuem este senso de humor apurado, ficam “rotuladas” como as melhores referências.

A quarta técnica é o desabafo: Não guarde dentro de você a raiva, mágoas e frustrações, em vez disso, marque uma hora com você mesmo para pensar mais tarde sobre o que está sendo estressante para você e resolva, pois o que fica guardado vai acabando aos poucos com você.

Tirar férias de um minuto é a quinta técnica: Após uma ligação, uma situação ou reunião estressante e etc., crie uma imagem de si mesmo fazendo algo, visitando uma pessoa ou passeando por um local que você gosta muito e se sente bem, fantasie esta cena por um ou dois minutos, mas se sinta de fato lá, isso vai ajudar muito.

Relaxe, esta é a sexta técnica: Temos uma tendência de concentrar a tensão nos músculos, para evitar isso, procure fazer exercícios contraindo e relaxando os músculos ou grupos musculares específicos. Feche o punho e relaxe, empurre uma palma da mão contra a outra, depois relaxe os braços.

A sétima técnica é fazer aeróbica na mesa de trabalho: Atividade física é um vital para quem deseja manter o stress e os nervos controlados. Quando estiver sentado, erga os pés até que suas pernas fiquem quase paralelas ao chão, as mantenham nesta posição e depois repouse-as no piso novamente. Faça isso cinco vezes.

Organize algo, esta é a oitava técnica: Organizar proporciona as pessoas uma sensação de controle, diminuindo o nível de nervosismo.

A nona técnica é seja positivo ao falar: extravase a raiva e a frustração de forma positiva, compartilhar as experiências vividas com clientes e/ou fornecedores ajuda a você descobrir a graça da situação e obter novas técnicas para lidar com ela.

A décima e última técnica é, faça uma pausa para a sua saúde: Transforme seus intervalos em pausas antiestresse. Leia um capítulo de um livro, passeie fora da empresa ou simplesmente sente-se com os olhos fechados por 10 minutos. Se você é um profissional de atendimento e tem um tempo reduzido para se alimentar, leve lanches saudáveis e sucos naturais para o trabalho para substituir o famoso café e as arrasadoras guloseimas.

Você bem de saúde e em forma, atende melhor, vive melhor e consegue melhores resultados para sua vida pessoal e profissional.

Você domina a arte da calma? Você tenta manter o equilíbrio? Você faz alguma coisa para diminuir o stress e o nervosismo? Sua empresa tem algum programa antiestresse?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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