Você Domina a Arte da Calma?
Dentro de um mercado nervoso e ambientes extremamente carregados, devido a excessiva concorrência, onde o cliente é disputado de forma ferrenha, está cada vez comum os profissionais apresentarem doenças acarretadas pelo stress.
Quando falamos hoje em dia em serviços de atendimento ao cliente, o nervosismo aumenta, e este trabalho pode ser mais exaustivo do que carregar peso para cima e para baixo o dia todo.
Se você está nervoso, indisposto, sobrecarregado, aflito, perdido e/ou mal-humorado, isso causa um mal enorme para as pessoas que trabalham com você, para o ambiente e para você mesmo, tudo fica mais difícil, as respostas para os problemas parecem não existir, o caminho parece ser mais longo e sem fim, com isso, começam a surgir os problemas de saúde, como por exemplo, pressão alta, baixa resistência e etc..
Mas afinal, como fugir deste problema que infelizmente já é comum, e está mais presente a cada dia em nossas vidas? Como evitar uma doença grave e ter tranquilidade para desenvolver o trabalho da melhor forma possível e sem prejudicar a saúde?
Segundo relatos do livro Atendimento Nota 10 dos autores Ron Zemke e Kristin Anderson, existem dez técnicas para atingir a calma e baixar o stress.
A primeira é, respire: Respirar fundo é uma técnica das mais antigas e que traz excelentes resultados. Como o stress atrapalha o equilíbrio normal de oxigênio e dióxido de carbono nos pulmões, respirar de forma profunda corrige esta descompensação e pode ainda, ajudar o controlar os pensamentos negativos. Respire fundo pelo nariz, prenda a respiração por sete segundos ou mais e expire bem devagar pela boca. Repita de três a seis vezes.
A segunda é, sorria: Ninguém além de você deve ser responsável pelo seu estado de espírito. O sorriso é algo contagioso, sendo assim, quando um cliente ou colega de trabalho estiver abatido, olhe-os nos olhos e coloque no seu rosto ou na sua voz, se estiver ao telefone, o seu melhor e mais brilhante sorriso e esteja certo que em 99% das vezes você receberá este sorriso de volta.
Já a terceira técnica é rir: A melhor defesa contra o nervosismo e o mau-humor é o senso de humor, isso torna o ambiente mais animado e as pessoas que possuem este senso de humor apurado, ficam “rotuladas” como as melhores referências.
A quarta técnica é o desabafo: Não guarde dentro de você a raiva, mágoas e frustrações, em vez disso, marque uma hora com você mesmo para pensar mais tarde sobre o que está sendo estressante para você e resolva, pois o que fica guardado vai acabando aos poucos com você.
Tirar férias de um minuto é a quinta técnica: Após uma ligação, uma situação ou reunião estressante e etc., crie uma imagem de si mesmo fazendo algo, visitando uma pessoa ou passeando por um local que você gosta muito e se sente bem, fantasie esta cena por um ou dois minutos, mas se sinta de fato lá, isso vai ajudar muito.
Relaxe, esta é a sexta técnica: Temos uma tendência de concentrar a tensão nos músculos, para evitar isso, procure fazer exercícios contraindo e relaxando os músculos ou grupos musculares específicos. Feche o punho e relaxe, empurre uma palma da mão contra a outra, depois relaxe os braços.
A sétima técnica é fazer aeróbica na mesa de trabalho: Atividade física é um vital para quem deseja manter o stress e os nervos controlados. Quando estiver sentado, erga os pés até que suas pernas fiquem quase paralelas ao chão, as mantenham nesta posição e depois repouse-as no piso novamente. Faça isso cinco vezes.
Organize algo, esta é a oitava técnica: Organizar proporciona as pessoas uma sensação de controle, diminuindo o nível de nervosismo.
A nona técnica é seja positivo ao falar: extravase a raiva e a frustração de forma positiva, compartilhar as experiências vividas com clientes e/ou fornecedores ajuda a você descobrir a graça da situação e obter novas técnicas para lidar com ela.
A décima e última técnica é, faça uma pausa para a sua saúde: Transforme seus intervalos em pausas antiestresse. Leia um capítulo de um livro, passeie fora da empresa ou simplesmente sente-se com os olhos fechados por 10 minutos. Se você é um profissional de atendimento e tem um tempo reduzido para se alimentar, leve lanches saudáveis e sucos naturais para o trabalho para substituir o famoso café e as arrasadoras guloseimas.
Você bem de saúde e em forma, atende melhor, vive melhor e consegue melhores resultados para sua vida pessoal e profissional.
Você domina a arte da calma? Você tenta manter o equilíbrio? Você faz alguma coisa para diminuir o stress e o nervosismo? Sua empresa tem algum programa antiestresse?
Um grande abraço a todos!
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