Como Evitar Danos a Imagem da Empresa nas Redes Sociais?

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No mercado de hoje, com o avanço maior da internet, é cada vez mais comum os clientes procurarem as redes sociais para denunciar problemas que não foram solucionados ou totalmente resolvidos pelas empresas, e quando isso acontece, os danos para estas empresas podem trazer prejuízos incalculáveis.

Mas afinal, como as empresas podem evitar estes danos a sua imagem? Como podem pelo menos, amenizar ou fazer com que se cause o menor problema possível?

Quando a empresa começar a ter problemas de reclamações nas redes sociais, ela em momento algum deve tentar minimizar os mesmos, muito menos tentar esconder. Mentir, tentando criar outro cenário, também não é uma boa alternativa.

Jamais se deve passar informações erradas e muito menos tentar enganar os consumidores com promoções ou premiações. As empresas também não podem deixar de entender a dinâmica e o funcionamento das redes sociais. Quando surgem as reclamações, de forma alguma se pode demorar para responder e quando postar uma resposta nunca dê uma versão que não possa provar, caso contrário, a situação ficará pior e com certeza aumentará a insatisfação e o número de comentários negativos.

Os líderes, os subordinados e todo o corpo executivo das empresas, não podem deixar de ter o conhecimento do funcionamento das redes sociais e das suas consequências, pois a falta deste conhecimento, é o caminho mais curto para o alastramento do problema.

Para não deixar o problema se alastrar, seja honesto, admita para si mesmo que o problema existe, e seja rápido para responder e solucionar da melhor maneira possível. Não esqueça de se manter sempre conectado as redes sociais para evitar surpresas desagradáveis.

Os profissionais que vão responder nas redes sociais precisam estar muito bem preparados para enfrentá-las, caso contrário, podemos ter um efeito negativo ainda pior do que aquele existente.

Não procure culpado(s), seja rápido nas soluções e nas respostas, procurar culpados neste momento não vai ajudar em nada. Acione os departamentos responsáveis pela solução, passe o problema e informe sobre a urgência.

Ter colaboradores bem treinados e habilitados a lidar com problemas e soluções, são fundamentais para se atingir o sucesso e eliminar a má impressão de uma reclamação dentro de uma rede social.

Sua empresa está preparada para evitar danos nas redes sociais? Você está preparado para trabalhar respondendo as redes sociais? Você já fez alguma reclamação usando as redes sociais? Você acha que uma reclamação feita nas redes sócias surte o efeito esperado pelo cliente?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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