Você Sabe Negociar?

Negociação

Segundo o dicionário Michaelis, negociar é: Fazer negócio; comerciar. Comprar ou vender. Negociar uma fazenda. Negociou um automóvel, concluir (tratado ou contrato): Negociar a paz. Negociaram o apoio dos partidos. Negociou tréguas com o inimigo. Promover o andamento ou a conclusão de; ajustar, contratar: Negociar a autoridade. Negociar seu talento com empresas.

Se analisarmos friamente, chegaremos a conclusão que passamos praticamente nosso dia todo negociando, e muitas destas negociações vão afetar sua semana, seu ano e até mesmo a sua vida inteira.

Sendo assim, saber negociar é fundamental para termos uma vida pessoal e profissional melhor e mais tranquila, caso contrário, poderemos ter grandes problemas e prejuízos, tanto financeiros como emocionais.

Se perguntarmos para as pessoas o quanto elas negociam no dia a dia, com certeza a resposta será poucas vezes, pois para a grande maioria, negociação está associada a situações profissionais, como conquistas de novos clientes, mudança de emprego e etc.. Mas por que tantas pessoas têm dificuldades de negociar, se isso é algo tão importante e fundamental? Pelo que pesquisamos principalmente junto ao livro “Negocie Qualquer Coisa com Qualquer Pessoa” do autor Eduardo Ferraz, são cinco, as grandes razões:

a-) Falta de treinamento: A maioria das pessoas além de não saber quando negociar, nunca foram ensinadas/treinadas também para negociar. Nas empresas, se avaliarmos minuciosamente, vamos perceber que os cursos de negociação em sua grande maioria são voltados para as áreas, comercial e de compras. Mesmo os gerentes e diretores de áreas técnicas, receberam pouco treinamento sobre este tema.

b-) Aversão a conflitos: Negociar com pessoas difíceis, desagradáveis e até em certos momentos grossas, é desagradável, e infelizmente não tem como escapar, pois sempre teremos no caminho pessoas agressivas, mesquinhas, intolerantes e egoístas. O grande problema é que na maioria das vezes, para se livrar desta situação desagradável e evitar discussões, as pessoas acabam aceitando qualquer situação, e quando aceitam, com certeza a maioria destas negociações é prejudicial a ela e/ou a sua empresa.

c-) Vergonha de defender seus interesses: As vezes por timidez, por não querer criar polêmicas, por achar que estão sendo egoístas ou por achar que vão perder o emprego, as pessoas parecem induzidas a não defender seus interesses ou ideias e acabam aceitando uma situação não tão boa quanto a sua, e que vão lhe trazer problemas no futuro.

d-) Falta de material apropriado: A grande totalidade dos livros pregam que todos deveriam aprender a negociar melhor suas demandas, mas oferecem uma linguagem muito técnica, com isso, este material fica direcionado para os especialistas e não para os leigos.

e-) Falta de confiança em si mesmo: Muitas pessoas tem ideias e projetos maravilhosos, mas por acreditar que não tem competência e nem capacidade para tanto, não os levam adiante, com isso, não reconhecem o tesouro que tem nas mãos e perdem a chance de negociar grandes situações.

Você sabe negociar? Você já realizou grandes negociações? Você lê ou faz cursos de negociação? Você acha que negociação é algo importante para o seu currículo?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *