Atendimento Via Chat, é uma Ótima Alternativa?
Visando uma maior interação com os clientes e a redução de custos com telefonia, o atendimento via chat online vem crescendo no mercado e sendo de fato uma excelente alternativa para as questões citadas acima.
O Brasil é um dos principais países em tempo de navegação na internet, ou seja, o brasileiro adora internet, com isso, a alternativa de atendimento ao cliente através do chat online, é sem dúvida uma grande sacada.
Muito dos clientes que procuram o atendimento via chat online, os buscam por estarem frustrados por não conseguir um atendimento de qualidade no intuito de solucionar seus problemas, dúvidas, insatisfações e nem por obter informações através do modo convencional de atendimento via telefone.
A maior audiência de público hoje no atendimento via chat são de pessoas mais jovens, com idade até 35 anos. O fato de não precisar passar por um atendimento eletrônico demorado, e sim falar com uma pessoa ao vivo através do chat online, faz o cliente aprovar esta nova forma de atendimento. O fato da sua empresa oferecer mais esta outra alternativa de atendimento, passa mais segurança e confiança aos clientes, pois ele percebe que você de fato quer ouvi-lo e para isso, oferece diversas alternativas de contato.
Mas para implantar um atendimento via chat online é preciso seguir alguns pontos importantes: O primeiro destes pontos é conhecer muito bem o seu público e o seu tipo de produto para saber o que você precisa colocar no chat para atendimento, por exemplo, suporte técnico é uma excelente alternativa, mas se o seu cliente não acessa muito a internet e não tem paciência e nem conhecimento para acessar chats, este tipo de atendimento ajuda, mas não será a solução esperada.
O outro ponto importante é definir as metas que o chat de atendimento online precisa perseguir e conquistar. Quem serão os atendentes, também é outro ponto importante, estas pessoas precisam ter uma boa comunicação escrita, ter habilidade para atender mais de um cliente ao mesmo tempo sem perder o foco, pois uma das vantagens do atendimento via chat online é dar esta oportunidade que pelo telefone não é possível.
Desenvolver aplicativos do chat para smartphones e tablets também é um ponto importante e fundamental, pois o Brasil é também um dos países com maior número de celulares vendidos.
Enviar cópia da conversação aos clientes assim que a conversa for encerrada e desenvolver um chat de atendimento online que permita uma transferência para outros níveis mais avançados, também é um ponto muito importante e cria diferenciais.
Outros dois pontos importantes para você ter um chat online que traga excelentes resultados e desperta no cliente a vontade de utilizar, é você integrar este chat online a uma tecnologia de suporte remoto, com isso, você pode acessar a aplicação do cliente e solucionar algum problema de forma remota. A outra situação é ter um chat online criptografado, gerando segurança para que as informações ali contidas não se perca ou sofram ações indesejadas.
Sua empresa faz atendimento via chat online? Você acha que o atendimento via chat online é uma ótima alternativa contra altos custos, demora no atendimento e falta de solução imediata? Você implementaria um chat online na sua empresa?
Um grande abraço a todos!
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