Atendimento Via Chat, é uma Ótima Alternativa?

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Visando uma maior interação com os clientes e a redução de custos com telefonia, o atendimento via chat online vem crescendo no mercado e sendo de fato uma excelente alternativa para as questões citadas acima.

O Brasil é um dos principais países em tempo de navegação na internet, ou seja, o brasileiro adora internet, com isso, a alternativa de atendimento ao cliente através do chat online, é sem dúvida uma grande sacada.

Muito dos clientes que procuram o atendimento via chat online, os buscam por estarem frustrados por não conseguir um atendimento de qualidade no intuito de solucionar seus problemas, dúvidas, insatisfações e nem por obter informações através do modo convencional de atendimento via telefone.

A maior audiência de público hoje no atendimento via chat são de pessoas mais jovens, com idade até 35 anos. O fato de não precisar passar por um  atendimento eletrônico demorado, e sim falar com uma pessoa ao vivo através do chat online, faz o cliente aprovar esta nova forma de atendimento. O fato da sua empresa oferecer mais esta outra alternativa de atendimento, passa mais segurança e confiança aos clientes, pois ele percebe que você de fato quer ouvi-lo e para isso, oferece diversas alternativas de contato.

Mas para implantar um atendimento via chat online é preciso seguir alguns pontos importantes: O primeiro destes pontos é conhecer muito bem o seu público e o seu tipo de produto para saber o que você precisa colocar no chat para atendimento, por exemplo, suporte técnico é uma excelente alternativa, mas se o seu cliente não acessa muito a internet e não tem paciência e nem conhecimento para acessar chats, este tipo de atendimento ajuda, mas não será a solução esperada.

O outro ponto importante é definir as metas que o chat de atendimento online precisa perseguir e conquistar. Quem serão os atendentes, também é outro ponto importante, estas pessoas precisam ter uma boa comunicação escrita, ter habilidade para atender mais de um cliente ao mesmo tempo sem perder o foco, pois uma das vantagens do atendimento via chat online é dar esta oportunidade que pelo telefone não é possível.

Desenvolver aplicativos do chat para smartphones e tablets também é um ponto importante e fundamental, pois o Brasil é também um dos países com maior número de celulares vendidos.

Enviar cópia da conversação aos clientes assim que a conversa for encerrada e desenvolver um chat de atendimento online que permita uma transferência para outros níveis mais avançados, também é um ponto muito importante e cria diferenciais.

Outros dois pontos importantes para você ter um chat online que traga excelentes resultados e desperta no cliente a vontade de utilizar, é você integrar este chat online a uma tecnologia de suporte remoto, com isso, você pode acessar a aplicação do cliente e solucionar algum problema de forma remota. A outra situação é ter um chat online criptografado, gerando segurança para que as informações ali contidas não se perca ou sofram ações indesejadas.

Sua empresa faz atendimento via chat online? Você acha que o atendimento via chat online é uma ótima alternativa contra altos custos, demora no atendimento e falta de solução imediata? Você implementaria um chat online na sua empresa?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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