O Outro Lado da Terceirização

terceirizar

Foi aprovado pela Câmara dos Deputados o projeto de lei 4330/2004, que regulamenta contratos de terceirização no mercado de trabalho. Agora, este projeto será encaminhado diretamente para votação no Senado.

Mas afinal, o que é esta “famosa” terceirização? Terceirização é quando uma empresa prestadora de serviços é contratada por outra empresa para realizar serviços determinados e específicos. Esta prestadora de serviços emprega e remunera o trabalho realizado por seus funcionários, ou então subcontrata outra empresa para realização desses serviços. Nesta situação, não há vínculo empregatício entre a empresa contratante e os trabalhadores ou sócios das prestadoras de serviços.

Este novo projeto tem causado grande discussão por vários lados, empresas, políticos, sindicatos, imprensa e trabalhadores, uns acham vantajoso, outros nem tanto, já para outros, será totalmente prejudicial aos trabalhadores.

Como isso ainda será amplamente debatido, podendo mudar muitas ou algumas coisas, não vamos falar desta parte da terceirização agora.

Sendo assim, vamos falar sobre o outro lado da terceirização e que afeta diretamente  clientes e por consequência as empresas.

Hoje já existe a terceirização de alguns serviços, como atendimento (Call Centers), Limpeza, Departamento Pessoal, Marketing e etc.. Quando uma empresa terceiriza algum tipo de serviço, ela precisa estudar muito bem a empresa a ser contratada e o tipo de serviço a ser executado. Existem ótimas empresas de terceirização, mas existem também empresas que criam verdadeiros traumas em clientes e empresas contratantes.

Quando você vai terceirizar algo, é preciso ter em mente que aos olhos do cliente, a responsabilidade por algo correr bem ou não, é da sua empresa e não da terceirizada, pois quando ele fez algum tipo de negócio, o nome que consta no contrato não é da terceirizada, sendo assim, se você contratou uma empresa errada, sua empresa é culpada e errada duas vezes.

Terceirizar um tipo de serviço é a mesma coisa que dar a esta empresa uma procuração para agir em nome da sua empresa, por isso, é um passo muito importante que precisa muito bem estudado, elaborado e estruturado, pensando os prós e como superar os contras, pois está em jogo a satisfação do cliente e o futuro de sua empresa.

Você já teve problemas ao terceirizar alguma coisa, seja como cliente ou como empresa contratante? Você acha importante tomar todas as precauções possíveis? Quando terceirizar algo, deve-se contratar uma empresa que cobra menos ou aquela que oferece garantias de qualidade?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *