Renunciar! Ato de Coragem ou Covardia?

renuncia

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo o dicionário Michaelis renunciar significa: Desistir da posse ou exercício de um direito; abdicar, resignar: Renunciar o mandato, renunciar o poder. Abandonar, deixar, largar espontaneamente a posse de: Renunciar comodidades, renunciar o conforto. Recusar, rejeitar: Renunciar uma oferta, um presente.

Mas quando se fala de algum tipo de renúncia, logo vem as opiniões e as especulações, mas sempre nos cabe antes de qualquer coisa, fazer uma profunda reflexão para não tirarmos conclusões precipitadas e cometermos injustiças.

Na história, já tivemos conhecimento de várias renúncias, Jânio Quadros, Papa Bento XVI, entre outras. Temos também as renúncias de proposta de emprego, de promoções, profissionais que desistem de continuar fazendo o seu trabalho e buscar novos desafios. Será que podemos dizer que estas atitudes são atos de covardia?

Renunciar, na maior parte das vezes significa lucidez, bom senso e muita coragem. As pessoas para chegarem a este ponto é porque conhecem muito bem seus limites, por isso, conseguem tomar este tipo de atitude, que pode ser considerado um gesto nobre. Melhor renunciar do que fazer coisas erradas e se prejudicar, ou prejudicar outras pessoas e a empresa.

A renúncia é simplesmente um fato onde você analisa todas as possibilidades, busca todas as alternativas, as aplica, pede ajuda, e mesmo assim as coisas não saem do lugar, restando então a alternativa de renunciar e dar a outras pessoas esta oportunidade.

Isso não é de forma nenhuma ser covarde e serve de aprendizado para você no futuro, pois nada impede que você se depare com este mesmo problema lá na frente, em outro momento da sua vida e/ou carreira.

Covardia é você renunciar a algo sem tentar de tudo, não buscar alternativas e ficar simplesmente sentado, não inovar esperando que tudo se resolva por si só, e desta forma, nada vai acontecer, sendo assim, você covardemente renuncia, ou melhor, pede para sair, largando tudo e todos na mão.

Vejo muitas pessoas querendo abraçar o mundo e aceitando montanhas de trabalho que elas sabem que não vão conseguir realizar, mas por ficarem com medo de perder o emprego ou serem taxadas de fracas ou covardes, acabam se comprometendo com algo que terá um final ainda pior.

Sendo assim, não tenha medo de renunciar a qualquer tipo de coisa, tenha medo sim de renunciar sem ter lutado, sem ter feito o melhor e buscado as melhores alternativas, pois aí sim será um ato de covardia, não de coragem. Aceitar seus erros, seus pontos fracos e buscar melhorá-los é sim uma atitude digna de um grande vencedor. Hoje você renuncia para amanhã ser tornar mais forte e vencer as guerras.

Você acha que renúncia significa coragem ou covardia? Você já teve que renunciar alguma vez na sua vida? Você já criticou alguém que renunciou? Conhece alguém que tenha renunciado a alguma coisa?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *