A Importância dos Programas de Qualidade de Vida

Qualidade de vida

Um dos maiores desafios do mundo corporativo hoje em dia é criar um programa eficiente de qualidade de vida, que propicie um ambiente saudável no trabalho e estimule a vida saudável. Muitas empresas tem explorado as boas práticas organizacionais como forma de conciliar as demandas de resultados e de alta produtividade com as expectativas e necessidades individuais de saúde e equilíbrio dos colaboradores.

O que de fato tem acontecido, é que as empresas estão cada vez mais empenhadas em adotar uma nova atitude, onde o objetivo é cuidar da saúde dos colaboradores oferecendo oportunidades para um estilo de vida saudável, onde pratica-se ações que vão desde a sensibilização que são feitas através de eventos como palestras e fóruns de discussão, oferecendo também espaços como academias, salas de repouso e descompressão, para que as boas práticas de estilo de vida saudável sejam possíveis e estimuladas.

Uma das grandes preocupações e que deram origem a estes programas de qualidade de vida, estão relacionadas a várias questões, entre elas estão os custos com a assistência médica, a necessidade de reter talentos, a diminuição do absenteísmo, o aumento da produtividade, a manutenção da qualidade dos produtos e serviços oferecidos e o aumento da credibilidade do colaborador com a empresa.

Os funcionários precisam enxergar a empresa onde trabalham como uma organização que apoia efetivamente o bem estar. Para isso acontecer, o papel da liderança é fundamental para que os aspectos deste tipo de cultura passem a ser realçados, sendo assim, o envolvimento dos líderes precisa estar claro para os colaboradores.

Os programas de qualidade de vida devem ser muito bem planejados e estruturados nos mínimos detalhes para que os objetivos sejam estabelecidos. Ter foco bem claro, fazer uma análise minuciosa dos recursos disponíveis e estabelecer as iniciativas de acordo com as necessidades e interesse do público a ser atendido, são medidas fundamentais para alinhar as ações com as metas muito bem claras definidas.

Não devemos esquecer que uma empresa saudável é constituída por pessoas saudáveis. Desta forma, os programas de qualidade de vida proporcionam mais saúde, disposição e motivação aos colaboradores. Se você tem dívidas sobre o sucesso deste programa, faça uma pesquisa de mercado a respeito do quanto as empresas que adotaram este tipo de programa economizaram com a redução de doenças e acidentes, reduzindo também os gastos com assistência técnica, absenteísmo e turnover.

Esses programas podem incluir ainda orientações  para nutrição, perda de peso, abandono do cigarro, exercícios físicos, redução de stress e etc. Programas para incentivar a atividade física podem ser elaborados também, respeitando as necessidades específicas dos colaboradores. Programas de pontuação para premiar aqueles que atingirem os melhores resultados podem ser adotados pelas empresas, aumentando ainda mais a motivação das pessoas.

Enfim, quando falamos em programas de qualidade de vida, existem uma infinidade de coisas simples, eficientes e motivadoras que podem ser feitas com o intuito de oferecer uma vida melhor aos seus colaboradores e diminuir os custos das empresas. Estamos falando de um programa bom para todos, até para os clientes que serão atendidos por pessoas mais motivadas, atentas, sorridente e felizes.

Sua empresa adota algum tipo de programa de qualidade de vida? Você acha importante ter nas empresas um programa de qualidade de vida? Você já participou de algum programa de qualidade de vida? Se sim, fez diferença no seu dia a dia e na sua vida?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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