Reuniões Produtivas, Faz a Diferença

reinião

Não é de hoje que ouvimos críticas sobre reuniões que se arrastam por horas e, ao final, pouco ou nada de importante é resolvido ou decidido. Quando isso começa a acontecer com frequência, a palavra “reunião” passa a ser sinônimo de perda de tempo e enrolação, incomodando boa parte dos participantes.

Porém, as reuniões são importantes e fundamentais para todos dentro das empresas, pois nela se definem, sugerem e ajustam várias coisas importantes não só para as empresas, mas também para os colaboradores e clientes.

É fundamental que os líderes se reúnam regularmente com seus liderados e com seus superiores para discutir o andamento das coisas. Afinal, não se pode pensar em crescimento e espaço no mercado sem ter estratégias bem definidas e colaboradores muito bem alinhados com as expectativas das empresas.

Para realizar uma reunião produtiva é importante que todos estejam muito bem preparados, que conheçam a pauta e saibam o que esperar da reunião. Para isso acontecer, o líder responsável pela reunião deve cuidar para que a pauta seja cumprida e os integrantes precisam chegar a um consenso antes de terminar a reunião. Além disso, é preciso que todos os integrantes da reunião participem, e sejam motivados a opinar e propor ideias, com isso, se propicia a comunicação e a tomada de decisões, levando em conta os pontos a favor e contra, então nunca esqueça, escutar a todos é fundamental.

Para que as reuniões sejam altamente produtivas e alcance os resultados esperados, devem-se seguir alguns passos, conforme abaixo:

Comece e termine sempre no horário determinado, quando você marca um horário para iniciar, ele precisa ser respeitado por todos, quando um dá uma desculpa e atrasa, os outros começam a fazer o mesmo;

Compartilhe e siga a pauta, com isso, todos vão participar e colaborar com mais assertividade, pois não haverão surpresas e nem “pegadinhas”;

Estimule o compartilhamento de ideias e estratégias, dê a oportunidade para o grupo pensar na solução dos problemas;

Controle o ritmo e o calor das emoções, evitando atropelamentos, desrespeito e inibição por partes dos mais tímidos;

Evite ao máximo expor as pessoas, se você precisar fazer isso, comunique-as antes e combine a regra do jogo, pegar as pessoas de surpresa em público, nem pensar;

Fale sempre sobre os resultados alcançados e não se esqueça de cumprimentar e agradecer quem ajudou a conquista-los;

Fale sobre os desafios futuros e quais as estratégias para alcançá-los;

Compartilhe os elogios feitos pelos clientes para a equipe e colaboradores, citando o nome dos mesmos. Comentários negativos também devem ser levados para a discussão para se buscar soluções, mas nunca citar nome dos envolvidos, isso deve ser feito reservadamente em forma de feedback;

Finalize a reunião no horário marcado e sempre repassando tudo que foi discutido e acordado e o que ficou para ser discutido na próxima reunião.

Você tem participado de reuniões produtivas ou improdutivas? Você está preparado(a) para realizar reuniões produtivas? Sua empresa estimula as reuniões produtivas? Não esqueçam, nos dias de hoje, as reuniões precisam ser curtas e produtivas, pois se você perde tempo, você perde mercado, perde clientes e os melhores colaboradores.

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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