Tipos de Chefes

Chefe 1

Hoje em dia a palavra e o estilo “chefe” estão fora de moda, por isso, é pouco praticado, porém, algumas empresas e/ou profissionais insistem em manter este termo.

Quando você fala em chefe, todo mundo lembra que já teve ou que ainda pode ter um chefe chato. Pode ser o ansioso, o exigente demais ou o festeiro, aquele que só aparece na hora de receber os elogios.

Uma das principais funções de um bom chefe que hoje chamamos de líder é fazer com que seus colaboradores se sintam motivados. Mas, infelizmente, por vários motivos, nem sempre é isso que acontece. Alguns por falta de preparo, outros por não ter um perfil de liderança e etc..

Com todas estas situações, o “chefe” passou a receber muitos apelidos, pois boa parte deles passava para suas equipes momentos de temor, de desconfiança, de falta de transparência e etc..

Lendo o livro “O que podemos aprender com os gansos” do autor Alexandre Rangel, me chamou a atenção o capítulo que fala sobre os tipos de chefes que estão por aí no mercado e em nosso dia a dia. Será que você trabalha ou trabalhou com alguns destes tipos de chefes? Vamos ver.

O primeiro desta relação é o Chefe Abelha, aquele que sempre faz cera e se levanta só para ferrar os outros. Depois tem o conhecido por Chefe Caranguejo, aquele que só faz o serviço andar para trás. Temos também o Chefe Chiclete, é aquele que não desgruda um minuto sequer das pessoas.

Seguindo ainda esta sequencia, temos o Chefe Disco Quebrado, é aquele que não se toca nunca, tem também o Chefe Disco Velho, que é aquele chefe que só chia e o Chefe Doril, surgiu problema? Ele sumiu. Não podemos esquecer também do Chefe Fósforo, aquele que esquenta a cabeça por pouco.

Já o chefe James Bond, é aquele que vive espionando as pessoas dentro da empresa. Existe ainda o Chefe Jóquei, que é aquele que sempre cai do cavalo. Não podemos esquecer também do Chefe Limão, aquele que está constantemente azedo, e do Chefe Lombardi, aquele que só fala por trás.

Não paramos por aí, a relação é extensa, temos o Chefe Morcego, aquele que só aparece no final do expediente. O Chefe Orelha, só fica na escuta para entregar as pessoas. Já o Chefe Papai Noel é aquele que só enche o saco de todo mundo.

Para encerrar, temos os seguintes tipos de chefe: o Chefe Peixe, na hora de dar o aumento, nada. O Chefe Prego, aquele coitado que só leva na cabeça. Por último, temos o famoso Chefe Sorvete, aquele que se derrete todo quando o diretor aparece.

Será que você tem algum destes tipos de chefe? Se tiver, mantenha a calma e procure levar com bom humor e equilíbrio.

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *