Sua empresa quer ter fãs ou clientes?
Como já ouço falar a muito tempo, com a globalização e a afirmação da internet pelo mundo, passamos a viver em uma grande aldeia global, onde tudo e todos ficaram muito próximos, uma empresa pode estar na China, mais parece que está na frente da sua casa ou do seu escritório, falamos com uma pessoa a milhares de Km de distância como se ela estivesse na sala ao lado, postamos uma reclamação ou elogio sobre determinado produto e/ou empresa, e em segundos esta notícia roda o mundo.
Sendo assim, hoje tudo passa pelos olhos e ouvidos de todos, basta simplesmente apertar uma tecla no seu computador e tudo acontece.
De frente com esta realidade estabelecida e que só tende a crescer, as empresas devem se preparar cada vez mais para não atraírem somente clientes, mais sim verdadeiros fãs. Quando se fala de fãs, lembramos por exemplo de times ou seleções, olhamos para a seleção brasileira de futebol, que mesmo em momentos de crises, tem fãs pelo mundo inteiro, fãs que pagam caro, que enfrentam filas, passam por apertos, somente para assistirem a seleção jogar, as seleções brasileira de vôlei masculina e feminina, que criaram uma escola de jogar, gerando também fãs pelo mundo inteiro. Hoje ainda, estamos vendo também no futebol, as seleções da Espanha, da Alemanha e times como Barcelona e Bayern de Munique que também tem uma legião enorme de fãs por todo o mundo. Além de conquistarem verdadeiros fãs, conquistam também o respeito e admiração de concorrentes, onde uns chegam inclusive a admitir publicamente, já outros não. Sem falar também em cantores e bandas que possuem também enormes legiões de fãs pelo mundo inteiro.
Olhando para esta realidade, enxergamos que as empresas podem também ter seus fãs, pessoas que lutam, amam a empresa, a marca, o produto, que mesmo pagando em certos momentos mais caro por determinado produto, se sentem realizadas, que as defendem perante ao mercado, que quando usa o produto ou veste a marca desta ou daquela empresa sente verdadeiro orgulho, ela se identifica com a marca, com o produto.
Muitas marcas são famosas por fazerem este trabalho pelo país e/ou pelo mundo realçando sua marca, o que dará credibilidade em seus produtos. Um forte exemplo disso é a Nike, ela não faz propaganda ou fala sobre produtos, ela realça sim, a marca. Já outras empresas realçam suas marcas através dos produtos. Lembramos porém, que para se conquistar fãs, não se exige única e exclusivamente um trabalho forte e exaustivo de marketing.
Para atrair e conquistar fãs, as empresas precisam ter o conjunto da obra muito forte, muito coeso, ser determinada, respeitar o mercado, respeitar o cliente e os colaboradores, ser ética, fazer investimentos, ouvir o cliente, ser inovadora, ser clara e transparente, fazer com que primeiramente seus colaboradores sejam fãs da empresa, trabalhar muito bem o planejamento, ser competente, processos de seleção, retenção e formação de talentos bem alinhados e desenvolvidos.
Em maio/2013, foi publicado no site da revista Consumidor Moderno, uma pesquisa feita com exclusividade pela Officina Sophia, para saber quais eram as marcas mais amadas do Brasil. Em primeiro lugar apareceu a nossa brasileiríssima Havaianas. “Segundo Paulo Secches, presidente da Officina Sophia e responsável pelo estudo, grande parte do sucesso da campeã se deve à relação positiva e duradoura que ela estabeleceu com o público. Dentre as 18 dimensões do amor, o “afeto positivo” é o fator mais valorizado. Ao longo do tempo, as Havaianas foram construindo uma relação de alegria e afetividade com as pessoas. Se você olhar toda a atividade de comunicação dela e mesmo o produto, há uma percepção de qualidade, é uma relação muito positiva”. As outras empresas pela ordem foram: 2-) MAC; 3-) O Boticário; 4-) Nestlé; 5-) Rolex; 6-) Natura; 7-) Coca Cola; 😎 Victor Hugo; 9-) Guaraná Antarctica; 10-) Ferrari.
Olhando para esta realidade, se a sua empresa que ter fãs, comece agora a atrair seus fãs de amanhã, pois eles vão garantir seu emprego ao garantir a vida útil da sua empresa.
11 de julho de 2013
“Como já ouço falar HÁ muito tempo”
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EU TENHO 52 ANOS ME SINTO COM DIFICULDADE DE CONSEGUIR EMPREGO, TENHO VASTA EXPERIÊNCIA EM VENDAS . GOSTEI MUITO DE SUA MATÉRIA PESSOAS COM VISÃO É MUITO IMPORTANTE …