Relacionamento Amoroso no Trabalho

relacionamento no trabalho

Passamos o maior tempo de nossas vidas no ambiente de trabalho, ali, ao lado dos nossos parceiros, passamos por bons e maus momentos, momentos alegres, divertidos, emocionantes e momentos não tão bons assim. Isso gera grandes amizades e namoros, que podem ser passageiros ou não.

Segundo advogados trabalhistas, o namoro entre funcionários não pode ser proibido pelas empresas, porém, beijos, abraços, demonstrações de carinhos mais explícitas ou relação sexual são proibidos durante o expediente, caso sejam flagrados, o casal pode ser demitido por justa causa.

Como as empresas não podem impedir os relacionamentos formalmente, algumas fazem isso de forma implícita através de conversa informal entre chefe e subordinado de uma forma leve e sútil.

Algumas empresas, com o intuito de manter este relacionamento a uma certa distância, adota a prática de transferir um dos funcionários de departamento, esta prática  também não pode ser adotada com a alegação de transferência devido a um relacionamento amoroso entre eles.

O fato das pessoas passarem o maior tempo do dia juntas e com isso existir um elevado grau de contato, onde as pessoas começam a se conhecer melhor e ver que tem compatibilidades, gostam de coisas parecidas, tem níveis educacionais semelhantes e gostam das mesmas coisas, faz com que o relacionamento amoroso entre os parceiros de trabalho seja inevitável.

Porém, o casal precisa ter um nível de amadurecimento muito elevado e tomar todos os cuidados para que o namoro não interfira ou prejudique o trabalho e nem conturbe o ambiente de trabalho, e se perceber que este namoro está de fato evoluindo, é viável que avisem o líder ou líderes se trabalharem em departamentos separados. O fato de haver problema ou não, e do relacionamento durar ou não depende do casal, que precisa se preservar, se policiar e não trazer problemas de fora para dentro da empresa. Postura é fundamental.

Agora, quando o relacionamento surge entre líder e subordinado(a), gera polêmica e pode ser vantajoso ou não para o casal e para as empresas. Neste caso, uma conversa aberta, sem ameaças, onde é feita uma avaliação criteriosa dos prós e contras, e se for detectado que o relacionamento entre líder e subordinado(a)  pode atrapalhar, pois os outros colaboradores podem se sentir menos “favorecidos” pela liderança em relação a namorada ou namorado, pode se chegar a decisão da transferência de setor.

Sua empresa aceita o relacionamento entre colaboradores e entre líder e subordinado? Você concorda que a empresa deve aceitar, mas com critérios o relacionamento amoroso dentro dela? Você teve ou tem um relacionamento dentro da empresa? Você concorda ou não com a existência de relacionamentos amorosos dentro das empresas?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *