Faltam Profissionais Competentes?

competente

Segundo o dicionário Michaelis, capacidade significa faculdade para apreciar e resolver qualquer assunto, aptidão, idoneidade.

Como o assunto é falta de competência, temos acompanhado com grande preocupação a situação da falta de água em São Paulo e em outras partes do país, uma situação que passou do absurdo para se transformar em um dos maiores problemas enfrentados pela humanidade.

Este com certeza é o problema mais grave que enfrentamos até hoje, e que demonstra claramente a falta de competência dos profissionais, e não falo de profissionais, de políticos, diretores, presidentes  e etc. atuais, mas sim de anos atrás até os dias de hoje.

A mais ou menos trinta anos atrás, eu já ouvia falar que se a água não fosse cuidada, tratada e bem administrada, iria faltar no futuro, mas ninguém deu a devida importância e hoje sofremos por esta incompetência das diversas pessoas que deveriam ser responsáveis por evitar este problema.

Infelizmente se olharmos o mercado no seu todo, vamos verificar que temos problemas seríssimos de falta de profissionais competentes em todos os segmentos, seja na política, no esporte, nas empresas, na saúde, na educação, no transporte e assim sucessivamente. Claro que existem muitos profissionais competentes, mas a grande maioria está no segundo nível de comando.

Sendo assim, um dos assuntos mais discutidos recentemente no mundo dos negócios diz respeito ao conceito de competência. Mas entre os pensadores, gestores e administradores, a descrição exata deste conceito não é uma unanimidade, pois como se trata de uma característica do comportamento humano, não é nada fácil chegar a critérios claros que permitam comparações entre diferentes pessoas.

Mas quando se fala a respeito do conceito de competência, a maioria das empresas e dos profissionais fazem uma concepção com o famoso “CHA”, que serve para designar (Conhecimento, Habilidade e Atitude).

O “CHA” é uma forma encontrada de se definir o sentido de competência a partir de um referencial no qual ela possa ser mensurada, e continua sendo um dos modelos com o quais as melhores empresas trabalham hoje para avaliar seus colaboradores.

Mas afinal, o que significa o “CHA”?

O C significa Conhecimento: É o conhecimento que o profissional tem sobre um determinado assunto. Refere-se ao profissional dominar uma determinada técnica a respeito de algo que tenha valor para empresa e para ele mesmo. Resumindo, é o saber de fato.

H significa habilidade: É a habilidade que o profissional possui para produzir resultados através do conhecimento que possui. Refere-se ao profissional conseguir fazer uso real do conhecimento que possui, produzindo algo eficiente. Resumindo, é o saber fazer bem feito, com qualidade, ética e responsabilidade.

A significa atitude: É o tipo de atitude que se espera do profissional, que seja assertiva e pró ativa (com iniciativa). Refere-se ao fato do profissional que não fica esperando as coisas acontecerem ou que alguém lhe dê ordens, ele percebe o que deve ser feito e o faz. Resumindo, é o querer fazer e fazer.

Profissional que não possui o “CHA” é o profissional que mesmo conhecendo muito bem o tipo de trabalho a realizar, pode ser considerado incompetente se não tiver consigo a habilidade e a atitude para produzir resultados com isso.

O mesmo ocorre com o profissional habilidoso e cheio de atitude, mas que não detém o conhecimento do trabalho, seu desempenho será desastroso, pois não saberá o que fazer e nem como fazer.

Sendo assim, está aí o grande problema dos profissionais de hoje e que acaba nos colocando em diversas crises, fragilizando as empresas, os governos, as instituições e prejudicando milhões de pessoas.

Socorro!!! Precisamos acordar urgente antes que esta crise de incompetência tome conta do nosso país, nos colocando em uma situação tão delicada que não iremos conseguir sair dela.

Lembrem-se: Os profissionais serão competentes a partir do momento em que tiver o pleno domínio do conhecimento, tiver a habilidade suficiente de aplicar este conhecimento para produzir os resultados esperados e necessários, e principalmente, tiver a atitude para realmente fazer isso tudo acontecer. São destes profissionais que precisamos.

Você é um profissional competente? Você acredita que temos muitos profissionais incompetentes nos diversos segmentos? Você acredita que falta mais competência ao Brasil em todos os sentidos? Sua empresa tem mais profissionais competentes ou incompetentes? O Brasil tem mais políticos competentes ou incompetentes?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *