Campanhas motivacionais em call centers, é positivo?

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Umas das grandes questões discutidas dentro dos Call Centers, são as campanhas motivacionais.

Existem campanhas de todos os tipos e de todas as formas, que visam aumentar a motivação das pessoas dentro do trabalho, objetivando um ambiente mais leve, participativo, descontraído e comprometido, para enfrentar o desafio de atender cada vez melhor os clientes, que estão cada dia mais exigentes, amparados por leis cada vez mais severas para as empresas que não atendem de forma satisfatória.

Mais estas campanhas são positivas? Trazem os resultados esperados? Como realizar uma campanha de sucesso atingindo os objetivos e resultados esperados?

Todas as campanhas são positivas e devem ser feitas com certa frequência, mais como veremos  a seguir, deve-se seguir alguns caminhos essenciais para não se perder a credibilidade e o foco: planejamento: este é o ponto de partida de todo projeto. Dentro deste planejamento deve-se conter todos os detalhes da campanha, como objetivo, metodologia, critérios de participação, apuração, premiação e definição das datas de início, de apuração, de divulgação dos resultados e do final da campanha. Deve ser definido também no planejamento, o material de divulgação que será utilizado na campanha, bem como o título da mesma; objetivo: O ideal é um único foco para a campanha, se quiser ter outros focos, deve-se analisar com muita calma e atenção, para não se passar uma imagem negativa, onde nem mesmo a empresa sabe o que deseja com esta campanha; metodologia: são onde ficarão claras as etapas e a forma que os atendentes devem seguir para atingir os objetivos, deve ser colocado de uma forma clara e transparente para não gerar nenhum tipo de dúvida, o que colocaria em risco o sucesso da campanha; critérios de participação: fato importantíssimo para o envolvimento de todos, regra de participação clara e sem dúvidas decretam o sucesso da campanha, todos devem ser informadas dos critérios, por exemplo, um novo colaborador que chega no meio da campanha, ele participa ou não, se sim, de que forma, se não, o porque; apuração: deve-se ter critérios de apuração bem claros e transparentes para também não criar dúvidas maldosas sobre o suposto vencedor ou vencedora, para isso, deve ser emitido um relatório minucioso dos resultados atingidos por todos, gerando credibilidade entre os colaboradores; premiação: deve estar definida antes do início da campanha, e de forma alguma deve ser trocada durante a ”competição” ou no final, a não ser por um motivo de força maior. Esta premiação deve ser definida de acordo com o grau de dificuldade da campanha; definição das datas: deve ser colocado de forma muito clara as datas de início, fim, de apuração e da divulgação dos resultados. A apuração deve ocorrer no máximo um dia após a data final da campanha. Para um maior envolvimento e credibilidade, a divulgação deve ocorrer preferencialmente no mesmo dia da entrega da premiação e no horário que tenha maior concentração de colaboradores envolvidos.

A decoração e o material de divulgação deve ser diretamente ligado a ação e ao objetivo, não precisa ser um material caro, mais deve ser sofisticado e bonito, claro e objetivo, que despertem a todo momento nos colaboradores, a sensação e o prazer de não só conquistar o resultado esperado, mais sim de superá-lo.

Esta é uma das melhores formas de se fazer uma campanha de sucesso dentro dos Call Centers, e com isso, superar os resultados esperados, através de um ambiente alegre, participativo, transparente, comprometido e de grande envolvimento.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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