Você Conhece seus Pontos Fracos?

Ponto Fraco

Muitas pessoas procuram destacar seus pontos fortes e os vende muito bem, o que está correto. Mas e os pontos fracos? Estas mesmas pessoas trabalham para fazer com que estes pontos fracos façam parte do passado e se torne um diferencial importantíssimo na conquista de um novo emprego e/ou de uma promoção?

Infelizmente boa parte dos profissionais hoje em dia, por não saberem como lidar com os pontos fracos e fazer com que eles se transformem em pontos fortes, por ficarem com medo que seus líderes os descubram e acabem os mandando embora, preferem esconder e procurar alternativas para “fugirem” deles.

Se um profissional tiver uma característica ou competência fraca, e tal comportamento for importante na execução de uma tarefa, e se ainda, isso for observado por outras pessoas, esta fraqueza pode ser considerada um defeito fatal. Lembrem-se, um ou mais defeitos fatais tem o potencial de enterrar sua carreira se não sanados e superados.

Quando concorrentes descobrem o ponto fraco do adversário, estão sujeitos a tirar proveito disso. Podemos citar como exemplo o futebol, um zagueiro é considerado excelente nos desarmes e na saída de jogo, mas nas bolas aéreas é um fracasso. Se ele não trabalhar este ponto fraco, os adversários vão explorá-lo e tirar proveito, sendo assim, dar um fim neste ponto franco, que é uma deficiência fatal, é crucial.

Desta forma, é fundamental o profissional se conhecer e ter ao seu lado pessoas que façam críticas construtivas, como isso, você vai saber quais são seus pontos fracos e trabalhar neles com o intuito de revertê-los.

Pontos fracos precisam ser enfrentados e superados no menor tempo possível, pois isso vai lhe abrir novas portas, oferecendo oportunidades que você talvez nem tivesse pensado que seria capaz de assumir.

Procure fazer do dia seguinte um dia melhor, sendo mais produtivo que o dia anterior, com novos conhecimentos, novos desafios e novas conquistas. Se capacitar, aprender coisas novas, superar obstáculos e saber trabalhar em grupo, é fundamental para ser o profissional que o mercado procura.

Sendo assim, nunca vire as costas para seus pontos fracos, muito pelo contrário, enfrente-os e os vençam, você tem mais capacidade do que imagina, precisa apenas acreditar que você é capaz, e procurar os caminhos certos para adquirir estes novos aprendizados e ser o profissional diferenciado que as empresas querem para conquistar o tão esperado sucesso no mercado.

Você conhece seus pontos fracos? Você tem trabalhado seus pontos fracos? Você é um daqueles que tem preguiça de melhorar? Sua empresa e seu líder dão apoio as pessoas que trabalham seus pontos fracos?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *