A Importância da Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional

Segundo o site www.administradores.com.br, estrutura organizacional “é o elemento fundamental para que uma empresa mantenha o foco nos seus objetivos, depois de definidos a missão, a visão e os valores que servem de bases para definição de como a empresa vai dirigir suas atividades no mercado, isto é, quais são as suas estratégias de mercado. Estas servirão de base para a formulação da sua estrutura”.

A estrutura organizacional de uma empresa possui três níveis distintos e bem definidos, que são: nível estratégico, nível tático e nível operacional.

O nível estratégico é conhecido como patamar hierárquico, pois cabe a este nível definir o que dever ser feito, por que e quando, e isso implica ter claro o que se pretende alcançar no longo prazo, esclarecendo também as atividades que devem ser desenvolvidas para atingir as metas de curto prazo. O nível estratégico é o mais elevado de uma empresa, pois é composto pelo presidente, pelo vice-presidente e os diretores. Eles são os responsáveis pela definição dos objetivos, pela gestão e pelo planejamento estratégico da empresa, e estão voltados para o relacionamento com o meio externo, analisando sempre o mercado na busca por parcerias e alianças, e também na definição do produto e do público alvo.

Já o nível tático ou gerencial (como muitos chamam), compõe a estrutura organizacional de forma intermediária, e cabe a este nível, definir como devem ser feitas as atividades, como deve ser o processo para operacionalizar, o que se pretende, e ao mesmo tempo interagir, exercendo um papel de ligação com os outros níveis. As pessoas que fazem parte do nível tático são as responsáveis pela articulação entre os níveis estratégico e operacional, e tem como objetivo, adequar as decisões tomadas no nível estratégico para que o operacional as realize de forma clara e correta. Neste nível encontram-se os gerentes dos departamentos.

Como já falamos acima, o próximo nível é o operacional. Este nível tem a responsabilidade de fazer. É o nível que opera e faz o que precisa ser feito para atingir os objetivos da forma que foi estabelecida previamente. Cabe ainda a este nível, executar as tarefas básicas e de operações produtivas, financeiras, mercadológicas e informais, entre outras. Este é o nível hierárquico da organização que mantém o maior número de relacionamentos externos, como clientes, fornecedores e prestadores de serviços.

Para que a estrutura organizacional funcione corretamente, é preciso que esteja muito bem planejada, organizada, definida, que atenda de forma coordenada, com possibilidades de correção quando houver necessidade de corrigir desvios que possam surgir, mas que estejam sendo acompanhados e avaliados.

A estrutura organizacional mostra a todos uma hierarquia de comando, deixando claro quem subordina quem, quem está subordinado a quem, sempre levando em conta que isso pode ocorrer entre áreas e pessoas.

Vale lembrar ainda, que a estrutura organizacional não apresenta somente uma estrutura de autoridade, mas também uma estrutura de responsabilidades, ou seja, quem é responsável pelo todo, por partes do todo, ou ainda por atividades, tarefas, clientes, região de atendimento e etc..

Você sabia da importância da estrutura organizacional? Você conhece a estrutura organizacional da sua empresa? Você acha importante ter uma estrutura organizacional bem definida?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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