A importância de um Líder Inspirador

Inspirador

Segundo definição do dicionário Michaelis, Inspiração é “o ato ou efeito de inspirar ou de ser inspirado, coisa ou pessoa que inspira, sugestão, insinuação, conselho, é uma sugestão de origem transcendente ou psíquica, ou de qualquer objeto que tem virtude genética sobre o artista para o excitar à produção e lhe orientar”.

Esta tal inspiração tão procurada e necessária nos dias de hoje, é o que os liderados querem e esperam de seus líderes todos os dias. Porém, esta inspiração tão esperada dos líderes para com seus liderados depende de vários fatores, mas três são essenciais, conforme listamos abaixo:

O primeiro fator essencial para um líder ser inspirador é o Realismo. Isso demonstra que o líder tem os pés no chão, conhece bem os fatos, mas não se deixa abalar por eles, isso não os faz agir rápido demais sem pensar nas consequências dos atos. Os líderes realistas sabem o que pode dar errado e são bem honestos quanto a isso, esta honestidade, atrai a colaboração dos liderados, pois eles percebem que o líder, embora conheça tudo, está sempre disposto a inovar e ter perseverança.

Já o segundo fator essencial para ser um líder inspirador é o Aperfeiçoamento. A vontade e a atitude de propiciar aperfeiçoamento é crucial para ser um líder inspirador. Desta forma, líderes que possuem esta característica, dão valor as inovações e são pessoas naturalmente e altamente criativas, pois não se contentam com a mesmice. Além disso, são líderes que abrem as portas para os liderados serem criativos em suas funções e expressar suas opiniões, tanto para o desenvolvimento do produto e/ou serviço, como para o desenvolvimento do trabalho em equipe, incentivam ainda, que seus liderados pensem de forma independente.

O terceiro fator que é tão importante e fundamental quanto os outros dois é o Otimismo. Você líder, precisa acreditar que as coisas sempre vão melhorar e que o futuro será melhor que o presente, mas se por acaso enxergar ao contrário, precisa agir rapidamente para que esta realidade mude e você volte imediatamente a pensar de forma otimista. Mas vejam, a característica de um líder inspirador não é somente ser otimista, mas também contagiar os liderados a serem otimistas também. Isso possibilita não só que o trabalho seja feito de forma melhor, mais produtiva e com resultados positivos no presente, mas também para desenvolver iniciativas futuras para a empresa ter sucesso no médio e longo prazo.

A inspiração mostra apenas o caminho a seguir, sendo assim, cabe aos líderes oferecer esta opção aos seus liderados.

Você é um líder inspirador? Você teve líderes inspiradores? Sua empresa incentiva e colabora para ter líderes inspiradores? Você aprova ter líderes inspiradores nas empresas?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *