Absenteísmo e turnover, os grandes inimigos das empresas.

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O absenteísmo que é a soma do período em que o funcionário não comparece ao trabalho por falta e/ou atraso e o turnover, que é a elevada rotatividade dentro da empresa, são sem dúvida hoje, um dos maiores “vilões” das empresas, principalmente no segmento de call center.

Por que será que estes números tem aumentado significamente e parece não ter fim? O que pode ser feito para conter este fantasma que prejudica a todos?

Segundo pesquisas feitas diretamente com profissionais do meio atendimento, principalmente call centers, os motivos são vários, entre os principais estão: absenteísmo: problemas de doenças, stress, sobrecarga de trabalho, doenças ocupacionais, más condições de trabalho, problemas pessoais, falta de transporte, desmotivação e pessoas que se deixam influenciar pela opinião dos outros e/ou fofocas; turnover: busca por novos desafios, não enxergam perspectivas de melhoria e crescimento, stress, más condições de trabalho, problemas pessoais, desmotivação, falta de comprometimento da empresa para com os colaboradores e/ou clientes, líderes mal preparados, falta de treinamentos.

Agora que já conhecemos os principais motivos que causam os assustadores absenteísmo e turnover, vamos discutir resumidamente sobre a solução, como diminuir estes grandes problemas através de soluções simples, mais que demandam muito trabalho e investimento, porém, um investimento bem menor que os custos que estes problemas trazem.

Relativo aos problemas de doenças, stress e doenças ocupacionais, as empresas devem trabalhar na prevenção, e isto deve ser feito através de um relacionamento estreito com a empresa de plano de saúde contratada e com os colaboradores, ginásticas laborais também devem compor este tema, muitas empresas já fazem, porém infelizmente, já vi empresas que tiraram a ginástica laboral, com a justificativa de alto custo para poucas pessoas participarem.

Outro aspecto a ser tratado, refere-se a uma política arrojada de treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, com isso, os colaboradores se motivam, começam a ter visão de futuro através das novas oportunidades que a empresa pode oferecer, os capacitando e criando os espaços para crescimento, trazendo novos desafios e sonhos, além de preparar melhor seus líderes, causando com isso, um relacionamento aberto, sadio e de confiança entre líderes e subordinados.

Não podemos esquecer também do processo seletivo, que devem ser mais rigorosos, através de um perfil bem definido, dentro do que a empresa deseja e procura, evitando custos elevados através de contratações erradas e perda de tempo.

Para tudo isso acontecer, duas coisas são fundamentais, planejamento e comunicação. Este planejamento deve ser realizado com antecedência e de forma minuciosa, onde todos os levantamentos necessários devem ser feitos, tudo ser bem analisado e contar com a participação de todas as pessoas envolvidas diretamente no processo.

Depois de tudo devidamente preparado, planejado e revisado, deve-se fazer a comunicação. Esta comunicação deve ser feita de uma forma simples, clara, objetiva e transparente, colocando todos os objetivos e resultados esperados, deixando claro a preocupação com as pessoas e com o desenvolvimento delas e das empresas, para que todos possam ganhar, empresas, colaboradores e clientes.

Sei que algumas pessoas estão se fazendo uma pergunta ao ler este post. É possível fazer tudo isso e desta forma?

A resposta é sim, é possível, bastam os responsáveis por estas mudanças ter comprometimento, conhecimento, vontade, bom senso, flexibilidade, visão de futuro e vocação para a ação.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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