A grande preocupação, retenção de talentos
Após falarmos ontem sobre a formação de talentos, vamos falar agora sobre um dos temas mais discutidos em todas as conferências de RH e que é também, um dos maiores desafios empresariais do momento, a retenção de talentos. Segundo pesquisas recentes, a atração e retenção de talentos é a maior preocupação para 60% dos empregadores (fonte revista Você RH).
Muitas empresas tem dado praticamente de tudo para segurar seus talentos, desde oferecer serviços e benefícios, passando por seguros de saúde com inúmeras facilidades, chegando inclusive, a valores consideráveis de remuneração variável e até mesmo ações da empresa.
Mais mesmo com todo esse “pacote de sedução”, muitos talentos continuam deixando as empresas e indo para concorrentes ou abrindo um negócio próprio. Mais o que explica isso?
Pelo que temos lido, observado e acompanhado através de situações vivenciadas no nosso dia a dia, esta mudança ocorre por um único aspecto, um sonho. Claro que um pacote totalmente atrativo como vimos acima, é um grande diferencial, mais além disso, existe um sentimento fundamental, o sonho.
Muitos talentos abrem mão de algumas coisas dentro deste pacote de benefícios para correr atrás de um sonho, um novo desafio. Por saberem que são talentosos, estes profissionais pensam e sabem que podem vencer qualquer desafio e conseguir benefícios tão bom quanto os oferecidos pela empresa anterior, mais com um diferencial importantíssimo, realizar um sonho, vencer novos desafios, por isso, ir para outra empresa ou abrir o próprio negócio os atrai tanto.
Sendo assim, as empresas não devem só oferecer um pacote de benefícios bem atrativo e arrojado, devem também oferecer um excelente ambiente de trabalho, criar desafios permanentes, dando a oportunidade dos talentos sonharem, mais sonharem com sonhos possíveis de serem alcançados.
Para tudo isso andar em sintonia, as empresas precisam também tomar outras atitudes, como demitir pessoas venenosas (fofoqueiras), que minam os sonhos e a motivação dos talentos, alinhar a forma de comunicação da empresa, para que todas as mudanças sejam comunicadas de forma clara e transparente buscando não deixar dúvidas e/ou pontos obscuros, criar e colocar em prática projetos contínuos de desenvolvimento e aprendizado.
Com estas medidas sendo bem colocadas e estruturadas, dificilmente as empresas perderão seus grandes talentos, propiciando lucro, bem estar, credibilidade, inovação e motivação.
14 de junho de 2013
Na prática o que eu vejo que é uma preocupação “inconsciente” nas empresas.
O dia a dia das empresas não permite um olhar verdadeiro sobre esta questão.
É muito comum um empresário do setor de serviços pensar em faturar mais, evitar gastos desnecessários, negociar com fornecedores, mas e a qualidade do serviço prestado? A satisfação do cliente está sendo pesquisada?
Será que o problema não está na seleção, contratação e treinamento de pessoas qualificadas? Estamos valorizando quem merece? Estamos desenvolvendo a equipe e criando condições de ter colaboradores realmente qualificados e motivados?
Qual é o tempo que dispendemos para esses assuntos?
Precisamos parar de ter “medo” de investirmos em qualificação profissional, parar de “culpar o governo” e dar um voto a favor da educação.
20 de junho de 2013
Fábio, boa tarde!!!
Excelentes colocações e questionamentos. Alguns empresários, realmente precisam parar para se reciclarem, pois atendimento, qualificação profissional e valorização, são investimentos com retornos excelentes e não são custos. Espero encontrá-lo aqui mais vezes. Muito enriquecedora sua participação. Um grande abraço.
25 de julho de 2013
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