Sua Empresa Continua na Mesmice?

Mesmice

Uma lenda conta a história de uma dona de casa que sempre ao fazer peixe, ela cortava o rabo dele, este ato passou por gerações e todas as pessoas da família faziam isso da mesma forma, até que depois de anos, uma filha perguntou para a mãe porque ela cortava o rabo dos peixes, sendo que ele tem muita vitamina. A mãe por sua vez disse que fazia isso porque aprendeu com a avó da menina, e que isso vinha de gerações, mas não tinha um motivo certo. Depois de muita conversa, foram entender que a primeira pessoa que cortou o rabo do peixe, só cortou porque ele não ia caber na assadeira.

Ao ouvir esta história, me lembrei de várias empresas que continuam na mesmice, que são favoráveis ao famoso “sempre foi feito assim e deu certo”, ou seja, continuam cortando o rabo do peixe sem saber por que o fazem.

O mercado mudou porque o cliente mudou, hoje os clientes querem novidades, e eles buscam estas novidades a todo o momento, sendo assim, empresas que insistem em atender os clientes do mesmo jeito que atendiam a tempos atrás, que oferecem serviços e/ou produtos do mesmo jeito que ofereciam em um passado pouco distante, estão se distanciando dos clientes e decretando aos poucos sua falência.

Infelizmente, ainda existem pessoas que defendem uma prática burra, alegando que no passado aconteceu algo que justificou a implantação de tais procedimentos burocráticos, e isso vem atrasando a vida das empresas e dos clientes, mas como clientes não querem ficar para trás, procuram outras empresas, as chamadas empresas inovadoras.

Com o uso maciço dos computadores, tablets, celulares, internet e da tecnologia da informação, muita coisa precisa ser repensada e alterada nas empresas, já outras coisas, precisam ser abandonadas.

Desta forma, empresas que possuem profissionais criativos, inovadores, que vivem criando novidade, saindo da mesmice, trazendo novas formas de atendimento, estão e continuarão sempre na frente, pois clientes buscam diferenciais e novidades, regados a um atendimento que encante e o faça tornar um fã da sua empresa. Se você é um profissional que vive na mesmice, que não se recicla, que não busca novas alternativas para o seus clientes e insiste em dizer que sempre foi feito assim e deu certo, cuidado, você está fora do mercado de trabalho e ainda não percebeu.

Você como profissional, se inova, sai da mesmice? Sua empresa vive na mesmice? Você continua atendendo como atendia antigamente? Sua empresa continua entregando aos clientes os mesmos serviços e/ou produtos que entregava no passado?

Um grande abraço!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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