Formação de Talentos

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Ainda no Brasil, muitas empresas preferem buscar seus futuros profissionais no mercado e não os formarem em casa.

Claro que em um determinado momento, as empresas precisam de fato buscar alguns destes profissionais no mercado, mais isso deve ocorrer apenas em momentos extraordinários, de muita urgência.

A formação do profissional dentro de casa é muito mais barata para as empresas do que buscar alguém no mercado, além de criar um clima motivacional muito grande dentro da empresa, onde as pessoas passam a trabalhar com uma visão positiva de futuro, sabem que estão sendo vistas a todo o momento para poderem galgar um espaço maior dentro das organizações.

Este processo, conhecido como formação de talentos, requer por parte das empresas e do departamento de Recursos Humanos, investimentos, que rapidamente serão recuperados e um grande envolvimento e comprometimento, porém, com resultados satisfatórios no médio e longo prazo.

Temos hoje, algumas empresas com este exemplo, mais para a grande maioria das pessoas, até porque a mídia divulga muito, os grandes exemplos estão no esporte, quem olha para as seleções masculina e feminina de vôlei do Brasil, consegue enxergar a importância do trabalho de formação nos clubes e na própria seleção, são seleções e clubes que dominam as competições mundiais em praticamente todas as categorias e sempre revelando talentos em seus elencos.

Podemos também colocar como exemplo, alguns clubes de futebol, que formam talentos que rendem aos clubes, títulos, prestígio e altas receitas, como por exemplo o Santos que revelou Robinho, Diego, Alex e ultimamente Neymar Jr., entre outros, o São Paulo que revelou jogadores como Denílson, Kaká e ultimamente Hernanes e Lucas, além de outros tantos clubes. Se a gestão do futebol fosse de fato profissional, como é no vôlei, teríamos sem dúvida muito mais jogadores de excelente qualidade, campeonatos de nível elevadíssimo e uma seleção quase imbatível.

Sendo assim, somando os altos custos com a mão de obra, mais a dificuldade de se encontrar um profissional de qualidade no mercado a um custo menor, as empresas devem investir na formação de talentos internamente como uma forma de ganhar mercado, aumentar receitas com custos cada vez menores, aumentando a motivação das pessoas, fazendo com que elas tenham orgulho da empresa que trabalham e de lá não queiram sair tão cedo.

Investir em formação e qualificação, através de treinamentos e cursos e investir em pessoas, através da valorização, da comunicação e do ambiente de trabalho, passa uma imagem positiva ao mercado e aos colaboradores, paga qualquer investimento e traz receitas de forma muito mais rápida.

Mais para formar estes talentos, não esqueçam, precisamos ter nas empresas os grandes formadores de talentos, os grandes líderes, os grandes exemplos.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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