Não existe país desenvolvido sem educação

chapeu-da-graduacao-em-livro_95343

Infelizmente temos acompanhado que a educação em nosso país está cada vez pior. Muito se fala na necessidade da melhoria na educação, muito se fala em projetos para a educação, muito se fala na importância da educação, porém, como comentei insistentemente acima, muito se fala, mais nada se faz, ou se faz muito pouco, ou seja, falta o principal, a ação.

Ouvimos falar que o Brasil é um país em desenvolvimento, ou até mesmo, para os mais otimistas, já somos um país desenvolvido, só esquecem de uma coisa fundamental, não existe país desenvolvido sem educação.

Temos hoje, professores desvalorizados, com salários totalmente defasados, escolas sem o mínimo de estrutura, falta preparo para a maioria dos professores, falta gestão qualificada na maioria das escolas, faltam materiais, sem falar em livros didáticos, que chegam nas escolas as vezes com erros graves. Na verdade, o que estamos vendo na educação é o que chamo de gestão amadora. Temos infelizmente um número pequeno de pessoas que querem de fato melhorar a educação, que são capazes, que tem conhecimento elevado, ideias excelentes e sabe colocar isso em prática, porém não tem autonomia para isso e pior, na maioria das vezes não são nem ouvidas.

A educação é a base de tudo, afeta não só na vida profissional, mais também em casa, na vida pessoal, já trabalhei com pessoas na área de atendimento que nunca tinham falado por exemplo, palavras como por favor e por gentileza, isso falando do básico, pois temos também várias vagas de trabalho em aberto por falta de qualificação.

Entristece e nos desmotiva quando ouvimos falar que falta verba para a educação, mais sobram verbas para realizar uma Copa do Mundo e Olimpíada com gastos astronômicos. Para tentar encobrir um pouco desta triste realidade, criou-se cotas nas faculdades, não creio que isto seja a solução, acredito que um forte investimento no processo educacional, principalmente nas escolas públicas farão os alunos desenvolverem um conhecimento elevado, chegando a universidade em condições de igualdade com qualquer outro aluno, tendo condições para terminar o curso sem nenhum tipo de problema.

Com esta triste realidade, as empresas acabam tendo a responsabilidade de suprir esta necessidade, onde ela se vê obrigada a criar um processo educacional interno, através de cursos in company e externo, custeando valores de graduação, pós graduação, MBA, cursos técnicos e etc.

Indo para a nossa realidade de serviços de atendimento ao cliente, como ter nos quadros, pessoas qualificadas para atendimento e gestão, sem educação? Como desenvolver e qualificar pessoas sem educação? Como atender um cliente que também não tem educação?

Com educação de qualidade, você tem melhores pessoas, melhores profissionais, melhores pais, melhores mães, menos violência, melhores cidadãos. Apenas lembrando, quando falo em educação, falo de forma ampla, não só do conhecimento técnico, mais também do lado comportamental.

Claro que este tema não dá para se discutir em poucas palavras como estamos colocando aqui, claro que é bem mais amplo, mais o objetivo é deixar aqui um ALERTA, para a importância deste tema fundamental para a solução das maiorias dos problemas que enfrentamos hoje e que talvez, se não for solucionado, nos dará no futuro bem próximo, problemas bem maiores e talvez incontroláveis.

Educação, a base de tudo. Valorize o professor, valorize o ensino, valorize o aluno, valorize a escola. Enfim, valorize o futuro e a vida.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *