Seus Liderados Querem Ouvir Você? Ou Eles são Obrigados a Ouvi-lo?
Todos os líderes fazem reuniões com suas equipes, e quando estas pessoas vão a estas reuniões, elas tem a expectativa de saírem de lá melhores do que entraram.
Elas esperam sair mais informadas, mais orientadas, mais motivadas e mais inspiradas. Esperam ouvir coisas altamente produtivas, que agreguem valor no seu dia a dia.
Sendo assim, estas reuniões precisam ser breves e a mensagem ser bem clara, pois isso irá determinar também o estado de espírito que estas pessoas vão sair desta reunião, uma vez que irão saber que ações vão ter que executar ao voltarem para os seus postos de trabalho.
Por isso, vem a pergunta acima. Será que seus liderados querem ouvir você? OU são obrigados? As suas reuniões são positivas? Trazem resultados? As pessoas de fato ficam inspiradas e motivadas? Ou são reuniões longas, que por várias vezes perde-se o foco?
Nas reuniões, para proporcionar uma comunicação eficaz, prática, que traga o resultado esperado, que seja memorável, e que seja aquilo que sua equipe quer ouvir, você líder, deve se dedicar a preparação das reuniões, colocar razão e paixão nas mensagens. Além disso, a mensagem precisa ser clara, compreensível e transferível, afinal, além das pessoas da equipe estarem ciente de como tudo funcionará, elas terão que multiplicar isso para outras pessoas, como os clientes por exemplo.
Infelizmente a maioria dos líderes pensa que por possuírem uma posição de liderança, isso já é suficiente para transmitir as mensagens para a equipe. Se você também pensa assim, cuidado, estão perigosamente enganados.
Competências de apresentação, paixão e saber passar uma mensagem de forma instigante, combinada com uma informação totalmente compreensível, relevante e prática, faz parte das competências de um líder, caso contrário suas reuniões serão um fracasso e sua condição de líder colocada em dúvida.
Lembre-se: Quando um líder convoca as pessoas para uma reunião, estas pessoas se reúnem para saber o que seu líder tem a dizer, e estão em busca de orientação, instrução, inspiração e aprendizado, se isso não acontecer, você líder frustrou sua equipe.
Depois de tudo que discutimos aqui, é fundamental que você faça uma análise profunda dos resultados das suas reuniões, e tire suas conclusões para saber se sua equipe quer ouvi-lo ou se são obrigados a ouvi-lo.
Você gosta de ouvir seu líder ou é obrigado a ouvi-lo? Você como líder, sabe se sua equipe gosta de ouvir você? Você pede feedback sobre suas reuniões? Você faz uma reflexão sobre as suas reuniões e os resultados que elas apresentam?
Um grande abraço a todos!
Comentários