Time que está Ganhando não se Mexe?
Esta frase, muito ouvida no futebol, passou também a ser ouvida nas empresas. Afinal, a máxima, time que está ganhando não se mexe é correta?
Se você fizer esta pergunta a vários profissionais, vai perceber certo equilíbrio nas respostas, porém, com argumentações bem diferenciadas.
Formar um time vencedor dentro de um mercado corporativo tão concorrido, não é uma tarefa fácil para as empresas e seus líderes. Existe a necessidade de se fazer um trabalho interno árduo de formação de talentos, e estar de olho no mercado para tentar contratar profissionais que se encaixe no perfil do time.
Acredito que esta pergunta só tem uma resposta, sim, se mexe. Quando a empresa consegue formar o “time dos sonhos”, ou seja, aquele time que trabalha por “música” e entrega os resultados que a empresa precisa, chegando em algumas vezes até superar as expectativas, você deve continuar olhando para frente na busca do fortalecimento deste time.
O difícil não é chegar ao topo, mas se manter lá. Quando uma empresa chega ao topo, aumenta sua visibilidade, ela vira referência e passa a ser perseguida por seus concorrentes. Quando isso acontece, a empresa precisa fortalecer seu time, suas estratégias, se inovar a cada momento, sendo assim, este time pode e precisa sofrer alterações, sempre na busca de melhorar o que parece estar perfeito.
Os líderes tem um papel fundamental neste momento, pois precisam avaliar os times frequentemente e fazer os ajustes necessários, evitando que estes times percam o foco por se empolgar com as vitórias e esquecer os objetivos do presente e do futuro, não existe vitória contínua, existe luta e mudança contínua.
É preciso também saber administrar egos, pois em um time vencedor isso pode acontecer e acabar estragando o ambiente e o ritmo do trabalho. Estar de olhos bem abertos no mercado e nos talentos internos para reforçar a equipe é fundamental e necessário, o objetivo não é ter um time competitivo, mas ter sempre um time competitivo, para isso acontecer, existe a necessidade de se mexer no time que está ganhando para continuar ganhando, e ser respeitado como um time vencedor.
Tenham sempre nas suas equipes, vagas para novos talentos e profissionais vencedores e realizadores, mesmo que seu time seja vencedor, sempre haverá vaga para quem acrescenta algo e faz a diferença.
Seu time é vencedor? Você mexe em time que está ganhando? Sua empresa mexe em time que está ganhando? Você concorda com a nossa opinião? Seja um vencedor sempre.
Um grande abraço a todos!
Comentários