Entrevista com Fernando Fernandes: O Mundo do Pós-Venda, do Atendimento e da Liderança
É com grande prazer e satisfação, que trazemos hoje para os nossos leitores dentro da entrevista do mês, mais um presente, uma entrevista com um dos mais renomados palestrantes e profissionais de marketing, atendimento, liderança e vendas do nosso país. Estamos falando de Fernando Fernandes, profissional formado em Engenharia de Produtos pelo LNEC- Lisboa, possui cursos de vendas e liderança em Madri, curso em Frankfurt de uma semana sobre tecnologia de isolamento acústico, participação da Expo Gestão edição 2010, palestrante nas áreas de vendas, relacionamento com o cliente e liderança, escritor com três livros publicados e apresentador do Programa CASES na Record News/ Emissora de Televisão aberta, presente em todo Brasil.
Segue abaixo nossa entrevista, boa leitura a todos e um ótimo aprendizado:
Blog Gestão 3.0: Qual a importância do pós venda para as empresas?
Fernando Fernandes: Sem o pós venda as empresas ficam sem saber a satisfação do cliente. Não cria relacionamento, e é o relacionamento que gera confiança que gera venda.
Blog Gestão 3.0: Na sua opinião, o pós venda no Brasil é bem feito? Por quê?
Fernando Fernandes: Não existe pós venda no Brasil bem feito. Raras são as exceções.
Blog Gestão 3.0: Como o Sr. enxerga o nível de atendimento ao cliente no Brasil?
Fernando Fernandes: Considero de péssima qualidade. Imaturo sem sal.
Blog Gestão 3.0: O que precisa ser feito para melhorar o nível dos atendimentos no Brasil e diminuir as reclamações, principalmente sobre call centers?
Fernando Fernandes: Primeiro, contratações corretas, Segundo, Treinamento adequado, Terceiro, comprometimento do empresário com o empregado.
Blog Gestão 3.0: O(s) culpado(s) pelo baixo nível de atendimento no Brasil é o Governo, são as empresas, os profissionais de atendimento ou os clientes?
Fernando Fernandes: Acredito que os grandes responsáveis sejam os líderes e empregadores.
Blog Gestão 3.0: O Sr. acredita que o código de defesa do consumidor está ultrapassado e precisa de uma atualização urgente?
Fernando Fernandes: Não, ele é ótimo, são as empresas que estão com códigos ultrapassados.
Blog Gestão 3.0: Qual a melhor forma de reagir à reclamações de clientes através das redes sociais?
Fernando Fernandes: Sendo prudente, honesto.
Blog Gestão 3.0: Qual a importância do líder em uma Central de Atendimento?
Fernando Fernandes: O Treinamento
Blog Gestão 3.0: O líder que não lidera pelo exemplo, consegue crescer e ser respeitado pelos seus liderados?
Fernando Fernandes: Crescer pode sempre, ser respeitado nunca
Blog Gestão 3.0: Qual o perfil de líder que as empresas e o mercado precisam?
Fernando Fernandes: Líderes que se comprometam com a sobrevivência das corporações e que sejam comprometidos com as pessoas.
Blog Gestão 3.0: Temos visto um aumento significativo, da demanda de clientes que procuram os órgãos de defesa do consumidor contra as empresas. Por que as empresas deixam a situação chegar a este nível? Não é um desrespeito com os clientes?
Fernando Fernandes: Falta de respeito para com seus consumidores, ignorância, falta de atitude, desconhecimento, etc.
Blog Gestão 3.0: Na sua opinião, quem são os grandes exemplos de líderes no Brasil? Por que?
Fernando Fernandes: Ricardo Semler – Ele é o cara.
Agradecemos a disponibilidade do Fernando Fernandes em nos atender e prestar este serviço aos nossos leitores.
Um grande abraço a todos!
Comentários