Buffet, Problema de Atendimento, Resposta e Respeito
Organizar, planejar e principalmente pagar uma festa de casamento, aniversário, formatura e etc., não são tarefas simples e requer tempo, trabalho, economias e cautela na hora de contratar os serviços.
O buffet é um dos serviços mais importantes de toda comemoração citada acima, pois além de ser mais um componente para tornar a festa inesquecível, é responsável por cerca de 60 a 70% do custo dessa festa.
Com isso, para uma boa organização, demanda-se que a contratação de qualquer serviço seja feita com antecedência, pois desta forma, você consegue fazer uma ampla pesquisa de preço e analisar com calma as propostas de acordo com seu desejo e sua disponibilidade financeira.
Mas como tem aumentado os problemas e a dor de cabeça com buffet, é aconselhável buscar referências destes serviços com amigos e parentes antes de fechar qualquer negócio. Sempre visite pessoalmente o local do Buffet, combine uma prova do cardápio e, se possível, procure participar de algum evento para fazer uma avaliação mais criteriosa.
Outra coisa importante é verificar se a empresa tem todos os alvarás necessários para sua atividade e se ela segue as especificações determinadas pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. Outro procedimento importante antes de contratar a empresa é fazer uma pesquisa no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC, para investigar se há registro de alguma reclamação em relação à empresa.
Já na hora de fechar e assinar o contrato, fique atento. Nesse documento devem estar registrados, minuciosamente, todos os serviços que você acordou verbalmente. Qualquer detalhe como o cardápio (descrição do que será servido), número de funcionários, recepcionistas, garçons, metre, se haverá bebidas alcoólicas e/ou não alcoólicas, se haverá decoração ou não do salão, para quantas pessoas o serviço está sendo contratado, quanto será cobrado por cada convidado extra, qual o destino dos alimentos não consumidos, se há prazo para ampliação ou redução dos serviços contratados, quais as condições para rescisão de contrato por qualquer uma das partes, quais são os valores e condições de pagamento, o horário da festa, enfim, todos os detalhes, mesmo que mínimos, devem estar ali mencionados. Nunca esqueça também de ler atentamente todas as cláusulas, risque todos os espaços em branco e solicite uma via deste documento, assinada.
Porém, apesar de tudo isso, as pessoas passam por sérios problemas e correm riscos ao contratar um buffet. Quando digo no título do post que o buffet pode ser, e é um problema de atendimento, resposta e respeito, falo sobre as milhares de pessoas que foram lesadas até hoje e nunca tiveram retorno deste prejuízo.
As pessoas contratam um buffet e as garantias sempre são do buffet, nunca do consumidor, pois até o dia do evento tudo tem que estar pago, salvo raríssimas exceções, pois o buffet não quer correr o risco de “tomar calote”. Mas e o consumidor, qual a garantia que ele tem que o seu evento será realizado? Apenas um contrato, que pouco vale no momento em que a empresa do nada, deixa de existir, frustrando as pessoas que tinha na festa um sonho. Ele recorre, faz boletim de ocorrência, mas a chance de recuperar este dinheiro é quase nula.
Neste momento o atendimento falha, não diz a verdade, e a culpa não é necessariamente de quem dá o primeiro atendimento, pois na maioria das vezes elas também são vítimas, mas sim dos proprietários, pois as respostas não vêm, e a falta de respeito com o sonho das pessoas que gasta o que tem e até o que não tem, é o que mais causa impacto, pois estas pessoas se mostram extremamente frias, sem o mínimo sentimento pelas pessoas que foram lesadas.
Desta forma, vejo que existe uma urgência de se criar leis mais rígidas e de rápida execução para que as pessoas não continuem a passar por estes problemas sem solução, simplesmente perdem o dinheiro suado e ponto. Absurdo. Como acontece na maioria das empresas, o primeiro atendimento é perfeito, mas quando aparece um problema, todo este bom atendimento vai por água abaixo.
Você já passou por um problema assim? Como foi a solução? Você ficou no prejuízo? Conhece pessoas que passaram por isso? Você concorda que para este tipo de serviço, o consumidor não tem nenhuma segurança/garantia?
Um grande abraço a todos!
Comentários