Por que alguns Talentos não Brilham em outras Empresas?
Provavelmente muitas pessoas já se depararam com a situação acima. Alguns talentos são grandes destaques na empresa x, mas ao mudarem de empresa não conseguem ter o mesmo sucesso.
Esta realidade sempre foi mais vista no esporte, principalmente no futebol, onde um jogador é o grande destaque de uma equipe e ao se transferir para outra não consegue ter o mesmo rendimento.
Claro que no esporte e principalmente no futebol, isso fica mais visível por causa da cobertura maciça da mídia. Porém, especificamente no futebol, muitos fatores colaboram para que esta situação aconteça. Mudança de cidade, de estado, de país, o fato de ir jogar na mesma cidade, mas em um clube rival, onde a pressão acaba sendo muito grande, chegar em outro clube ganhando um alto salário, muitas vezes maior do que a grande maioria que está lá, desta forma, os outros atletas começam a olhar torto para este que chegou, por não encontrar neste novo clube um ambiente acolhedor e etc..
Mas e nas empresas? Por que alguns talentos que vem de outras empresas, onde foram grandes destaques não dão certo? Talentos que chegam na maioria das vezes ganhando cifras elevadas, pois são reconhecidos no mercado como profissionais diferenciados, mas não conseguem obter os resultados esperados.
Muitas destas respostas são as mesmas encontradas no futebol, mas no mundo empresarial, outros fatores pesam bastante para que esses talentos não vinguem como em outras empresas.
A maioria destas situações deveriam ter sido tratadas e esclarecidas no processo seletivo, mais precisamente nas entrevistas, mas neste momento, as vezes, os profissionais estão mais preocupados com as cifras salariais e benefícios, onde acabam passando despercebidos por alguns detalhes fundamentais.
Depois de tudo acertado, vem o início na nova empresa. Neste momento começam a aparecer os problemas. O problema da política da empresa, que em boa parte das vezes, não deixa ser feito algo que este talento estava acostumado a fazer na outra empresa. Pode ocorrer ainda, uma falta de autonomia para este talento realizar mudanças necessárias para a melhoria dos resultados.
O fator resistência, tanto da equipe, como dos pares e das áreas de apoio, é também um limitador de sucesso para este talento. Outro fator que pode acontecer e atrapalha muito, é a dificuldade de falar com as pessoas que aprovam determinadas mudanças e ideias.
Outro fator importante neste momento é o talento ser uma pessoa de fácil relacionamento, um bom negociador, ter jogo de cintura e empatia. Outra situação real e que colabora com esta situação, é o talento se achar melhor que de fato ele é, por isso, uma boa dose de humildade e de conhecimento de si, não faz mal a ninguém.
Mas e você, o que acha? Concorda comigo ou discorda? Você é um talento que já passou por situação parecida? Conhece talentos que passaram por isso?
Um grande abraço a todos!
Comentários