Quando Você Faz a Diferença!

Diferença

Infelizmente, devido a péssima qualidade dos atendimentos em nosso país, nos acostumamos mais a criticar do que elogiar. A crítica vem de forma rápida e na esmagadora maioria das vezes, procede.

Já os elogios são raros, pois quando tudo corre tudo bem, as pessoas responsáveis pelo atendimento não conseguem passar para os clientes uma imagem de encantamento, desta forma, muitos clientes entendem que não fizeram mais que sua obrigação.

Claro que é obrigação dos profissionais de atendimento atender bem, mas é preciso ter diferenciais para despertar nos clientes a imagem de um atendimento mágico, único, encantador, que foi além da simples obrigação de atender bem.

Um dos alvos das reclamações de mau atendimento está localizado nas praças de alimentação dos shoppings centers, onde o atendimento dos famosos fast foods, chega a ser precário, sem envolvimento, atenção e respeito.

Na maioria das vezes, estes profissionais demonstram estar ali por pura obrigação, chegando a passar a sensação de que o cliente aparece para atrapalhá-los.

Por ser uma pessoa que trabalha com atendimento a 28 anos, presto muita atenção em todos os tipos de atendimento de diversos segmentos, seja pessoalmente, por telefone, por e-mail, chat  e rede sociais, com o intuito de aprimorar meus conhecimentos e me atualizar, afinal, além de trabalhar em uma empresa, também sou palestrante.

Partindo deste princípio, acredito que devemos também elogiar os atendimentos que tenham diferenciais e nos fazem bem, gerando bem estar e credibilidade. O elogio é o melhor “prêmio” para o profissional de atendimento, principalmente nos dias de hoje, onde o bom atendimento se transformou em raridade.

Desta forma, quero deixar registrado um fato que me marcou no último sábado (06/07/14) de forma muito positiva.

Estive no shopping Jardim Sul em São Paulo e aproveitei para almoçar na Vivenda do Camarão, empresa onde já tive alguns problemas com mau atendimento em outros shoppings, porém, desta vez fui surpreendido pelo atendimento do Sr. Wilson, profissional que fica no atendimento que entrega as refeições.

Encontrei ali um profissional alegre, educado, comprometido e preocupado com a satisfação do cliente. Ele estava ligado a todo momento, agradecendo os clientes e pedindo para voltar sempre, enfim, um exemplo a ser seguido por todas as pessoas que trabalham ou acham que trabalham com atendimento.

Depois de fazer minha refeição, fiz questão de voltar apenas para cumprimentar o Sr. Wilson, dizer a ele que estava de parabéns, que era para continuar assim e que eu ia fazer um elogio diretamente na empresa, pois ele era um profissional que fazia a diferença. Percebi naquele momento a emoção que tomou conta dele. Não perguntei a idade do Sr. Wilson, mas acredito que tenha acima de 45 anos.

Como um profissional de atendimento, me sinto feliz de ver pessoas que valorizam a profissão, tornando-a respeitada e digna, fazendo com que os clientes acreditem que o bom atendimento existe e é possível. Parabéns Sr. Wilson.

Você já fez um elogio por bom atendimento? Você já recebeu um elogio por bom atendimento? Você acha que o elogio deve ser feito?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *