Você é Político?

Político

O dicionário Michaelis define político como:Que trata de política: Tese política. Relativo aos negócios públicos. Que se ocupa de política: Partido político; homem políticoCortês, delicado. Astuto. Aquele que se ocupa de política. Estadista. Que se relaciona com a política e a vida econômica da nação; relativo à economia política. Que se relaciona com a política e a vida religiosa da nação. Que se relaciona com a política e a vida social de uma coletividade”.

Ao contrário de que muitos pensam, a palavra política e/ou político não se restringe única e exclusivamente pela atividade exercida por membros dos poderes executivo e legislativo.

Política é toda e qualquer forma de relacionamento. Ser político significa aquele que se relaciona que participa que colabora, ou seja, de um modo ou de outro, todos nós fazemos diversos tipos de política todos os dias.

Fazer política e ser político nada tem a ver com o que estamos acostumados a ver no dia a dia do nosso país. O dom de ser político pode levar a pessoa ao sucesso ou ao fracasso. Não existe problema algum em defender seu ponto de vista, em apresentar suas ideias, em comunicar mudanças, em tentar convencer pessoas de difícil trato de alguma mudança. O problema é você saber ser político e fazer política da forma correta, sabendo criar alianças. Para isso, você precisa ser a pessoa que fala que é, ou seja, não adianta você pregar algo que diz acreditar, mas na prática acontece exatamente ao contrário. É a mesma coisa, por exemplo, de um cantor que faz sucesso, mas não suporta ouvir sua voz e a sua própria música.

Você precisa ser transparente, ouvir a todos, discutir ideias e soluções em alto nível, saber persuadir, ajudar as pessoas, pensar no bem comum e não aceitar gratificações em troca de regalias ou favorecimentos e falar sempre a verdade, não esconder as coisas.

Outro aspecto muito importante é a maneira de se mostrar diante dos outros. Não basta você se sentir o melhor e em condições de ajudar, mas sim ser visto como tal. Nem sempre ser o primeiro a chegar e o último a sair, significa que estão vendo seu trabalho, isso pode passar uma imagem contrária, como por exemplo, ser uma pessoa desorganizada. Não seja também uma pessoa que fica escondida atrás do seu computador, isso não é nada político, você precisa circular, demonstrar e estar feliz, ser sorridente, permitindo que as pessoas o vejam e acreditem de fato em você, não só pelas suas belas palavras, mas também por suas marcantes e necessárias atitudes.

Este é o verdadeiro político e a verdadeira forma de fazer política, não enganar ninguém, não favorecer ninguém em troca de gratificações, estender a mão para quem precisa de você, apoiar quem precisa de apoio, criticar quem precisa ser criticado, mas de forma clara e transparente. Esta é a forma de agir, não só no ambiente político de governos, mas também nas empresas, na vida pessoal, enfim, na vida?

Você é político? Você acredita que todos somos políticos? Por que a política tomou um caminho de descrédito? Você acredita que o que falamos acima é o verdadeiro jeito de fazer política?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *