Você é um Líder Acessível?
Líderes mais experientes, e aqueles que aprendem com os mais experientes e com o mercado, aprendem a criar a política de portas abertas.
Dentro de um mercado onde mais que nunca, existe a necessidade da valorização da pessoa, uma postura acessível como esta, demonstra três aspectos fundamentais para os colaboradores: primeiro que você é um líder engajado e que respeitas as pessoas; o segundo, que você é receptivo às pessoas e as novas ideias; e o terceiro, que os funcionários têm voz ativa, ou seja, serão ouvidos e respeitados. Porém, só isso não basta, é preciso mais.
Você visita os colaboradores na sua estação de trabalho? Nada demonstra mais importância aos colaboradores do que você andar pela empresa e visitá-los na sua mesa. Esta atitude passa credibilidade, fazendo com que os colaboradores não se sintam como um simples número dentro da empresa. Isso causa o efeito contrário, demonstra que eles são importantes para empresa. Também ajuda a reforçar a parceria, contribui para ter diálogos mais abertos, aumentando o grau de comprometimento e motivação.
Você convida as pessoas para irem à sua sala? Muitos líderes consideram a sua sala como um verdadeiro centro de isolamento, onde ninguém pode entrar. Chamar ou convidar um colaborador para ir a sala do líder dá a entender que você valoriza as contribuições alheias e em especial as da pessoa ou pessoas em questão. Passa a imagem de um líder aberto, que não faz restrições às pessoas, seja qual for o seu cargo, seu problema ou sua ideia.
Você assume o papel de anfitrião? Quando você recebe em sua empresa e/ou no seu departamento um novo colaborador, você precisa recebê-lo bem, oferecer um café, falar sobre a empresa e o departamento, apresentar as pessoas, esclarecer sobre a rotina da empresa e do setor, enfim, deixar este novo colaborador a vontade, o objetivo é que já neste primeiro momento este novo colaborador(a) se sinta parte da equipe.
Os líderes que usam a política de portas abertas, e que possuem o hábito de andar pela empresa, estão a par dos acontecimentos, com isso, será muito difícil serem pegos de surpresa por algum problema, além de terem equipes mais comprometidas e valorizadas. Você acaba criando um ambiente mais leve, onde as pessoas não se sentem rejeitadas e nem deixadas de lado.
Você é um líder acessível? O seu líder é acessível? Você pratica a política de portas abertas? Você acha que esta atitude do líder ser acessível ajuda ou atrapalha?
Um grande abraço a todos!
Comentários