Você é um Líder Acessível?

Porta aberta

Líderes mais experientes, e aqueles que aprendem com os mais experientes e com o mercado, aprendem a criar a política de portas abertas.

Dentro de um mercado onde mais que nunca, existe a necessidade da valorização da pessoa, uma postura acessível como esta, demonstra três aspectos fundamentais para os colaboradores: primeiro que você é um líder engajado e que respeitas as pessoas; o segundo, que você é receptivo às pessoas e as novas ideias; e o terceiro, que os funcionários têm voz ativa, ou seja, serão ouvidos e respeitados. Porém, só isso não basta, é preciso mais.

Você visita os colaboradores na sua estação de trabalho? Nada demonstra mais importância aos colaboradores do que você andar pela empresa e visitá-los na sua mesa. Esta atitude passa credibilidade, fazendo com que os colaboradores não se sintam como um simples número dentro da empresa. Isso causa o efeito contrário, demonstra que eles são importantes para empresa. Também ajuda a reforçar a parceria, contribui para ter diálogos mais abertos, aumentando o grau de comprometimento e motivação.

Você convida as pessoas para irem à sua sala? Muitos líderes consideram a sua sala como um verdadeiro centro de isolamento, onde ninguém pode entrar. Chamar ou convidar um colaborador para ir a sala do líder dá a entender que você valoriza as contribuições alheias e em especial as da pessoa ou pessoas em questão. Passa a imagem de um líder aberto, que não faz restrições às pessoas, seja qual for o seu cargo, seu problema ou sua ideia.

Você assume o papel de anfitrião? Quando você recebe em sua empresa e/ou no seu departamento um novo colaborador, você precisa recebê-lo bem, oferecer um café, falar sobre a empresa e o departamento, apresentar as pessoas, esclarecer sobre a rotina da empresa e do setor, enfim, deixar este novo colaborador a vontade, o objetivo é que já neste primeiro momento este novo colaborador(a) se sinta parte da equipe.

Os líderes que usam a política de portas abertas, e que possuem o hábito de andar pela empresa, estão a par dos acontecimentos, com isso, será muito difícil serem pegos de surpresa por algum problema, além de terem equipes mais comprometidas e valorizadas. Você acaba criando um ambiente mais leve, onde as pessoas não se sentem rejeitadas e nem deixadas de lado.

Você é um líder acessível? O seu líder é acessível? Você pratica a política de portas abertas? Você acha que esta atitude do líder ser acessível ajuda ou atrapalha?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *