Estratégias Motivacionais! A Chave do Sucesso
Um dos grandes desafios em Call Center é manter as equipes motivadas, onde o trabalho é desgastante física e emocionalmente. A quase totalidade dos call centers tem como ações motivacionais ingressos para cinema, chocolates, folgas e/ou pequenos valores em dinheiro, isso são apenas itens que desaparecem horas após a premiação.
Este tipo de estratégias faz parte do passado, hoje as coisas evoluíram e este tipo de premiação pode ocorrer, mas de forma complementar, é preciso modernizar e criar estratégias que de fato motivem as pessoas, onde existam desafios, aprendizado, conquistas e respeito.
Vamos citar abaixo, algumas estratégias mais recomendadas para o sucesso do seu Call Center:
Treinamentos com instrutores externos: Isso é fundamental para os colaboradores ter contato com outras práticas, outras formas de treinamento, de exposição e com pessoas diferentes do seu dia a dia;
Cooperação interna entre os departamentos: Não adianta o call center ser uma equipe, a empresa precisa ser uma equipe única, empresas que tem diversas equipes entre departamentos de forma individual, criam desinformação, retrabalho, brigas, competição perdedora, onde um quer derrubar o outro, causando desmotivação.
Reconhecimento em público: Os elogios, as boas práticas precisam ser públicas, já o feedback, chamar atenção, precisa ser de forma reservada e totalmente discreta.
Informações atualizadas no atendimento: A equipe de atendimento precisa ter todas as informações em mãos atualizadas, não pode deixar para passar as informações depois, os profissionais precisam ter estas informações antes de prestarem os atendimentos.
Atendentes com autonomia: De que adianta você colocar uma equipe para fazer atendimento, sendo que ela tem pouca autonomia na linha de frente, tudo precisa perguntar para alguém, por isso é necessário treinamentos frequentes, políticas e processos claros.
Liberdade de ideias: Os profissionais de atendimento precisam não só ter a liberdade, mas também sentir esta liberdade para sugerir, criticar, ser ouvido e apresentar ideias.
Metas justas e bem dimensionadas: Muitas empresas criam metas desequilibradas e impossíveis de serem atingidas, gerando desconforto, desconfiança e desmotivação nas pessoas, com o tempo, estas metas acabam virando motivo de piadas e brincadeiras.
Plano de carreira e remuneração: Quando os profissionais entram em uma empresa, eles querem saber como funcionam as promoções, como é o plano de remuneração, pois almejam crescimento, e para crescerem precisam saber das regras do jogo.
Benefícios: Um bom pacote de benefícios, com regras claras, onde seja colocado também cursos de graduação, pós-graduação, MBA e etc., ou seja, demonstrar preocupação com a pessoa e com o profissional.
Promover um clima saudável e vibrante: Não existe nada pior que entrar em uma empresa onde as pessoas só reclamam da empresa e das pessoas, onde não exista vibração, expectativas, metas, onde o clima não seja leve, descontraído, com transparência, alegria e seriedade.
Coerência dos líderes: Os líderes precisam ser coerentes, justos e passar segurança em todos os aspectos, jamais ser arrogante, protetor e não ter boas atitudes. Suas atitudes precisam “casar” com a sua fala, com o seu discurso.
Ética e responsabilidade social: As empresas e seus colaboradores precisam ser éticos não só internamente, mas externamente também, respeitar os clientes, os concorrentes, fornecedores e etc. Precisam investir em projetos sociais, por menor que seja, mas precisa existir um propósito de ajudar o próximo, a natureza, a vida.
Lazer e descontração: As empresas precisam proporcionar momentos de lazer, organizar passeios, eventos, festas, isso une mais as equipes, acaba com a “rivalidade negativa” entre departamentos, causa bem estar e credibilidade nas pessoas.
Estas são apenas algumas estratégias que podem ser usadas no seu call center, com o intuito de aumentar a motivação de todos, tendo com isso, uma equipe de alta performance, que tenha credibilidade e traga os resultados que a empresa espera, que os colaboradores esperam e que os clientes querem.
Sua empresa aplica algumas destas estratégias motivacionais? Você concorda que estas estratégias de fato ajudam a motivar as pessoas? Você é a favor destas estratégias?
Um grande abraço a todos!
Comentários