Antônio Ermírio de Moraes, a Perda da Referência e do Exemplo

antonio-ermirio-de-morais

Infelizmente na noite do dia 24/08/14, perdemos Antônio Ermírio de Moraes, um grande líder, um grande empresário, uma grande referência e sem dúvida uma grande pessoa, alguém dedicado à família, à sociedade e que prezava pelo investimento e apoio às ações na área de saúde.

Antônio Ermírio era engenheiro metalúrgico formado pela Colorado School of Mines (EUA) e iniciou sua carreira no Grupo Votorantim em 1949. Foi o responsável pela instalação da Companhia Brasileira de Alumínio, inaugurada em 1955.

Antônio Ermírio também teve atuação de destaque na área social, onde presidiu por 40 anos a diretoria-administrativa do Hospital Beneficência Portuguesa, que entre seus serviços presta atendimento a pessoas de baixa renda. Ele participava ativamente do desenvolvimento do hospital, sendo determinante para que o mesmo pudesse atingir a excelência no atendimento médico prestado à população. O empresário foi um grande exemplo na busca por um país mais justo e pelo acesso à saúde de qualidade para todos.

Ocupava também o cargo de presidente de honra do hospital, mas pouco falava sobre este assunto. “O que eu faço de donativo, só eu e Deus ficamos sabendo. Meu pai me ensinou que donativo com propaganda não é donativo, é comércio”, disse o empresário numa ocasião.

Antônio Ermírio também contribui com o país no campo das artes, onde ele escreveu três peças de teatro e diversos livros, ganhando uma cadeira na Academia Paulista de Letras.

Em 1986, candidatou-se ao cargo de governador de São Paulo pelo PTB e ficou em segundo lugar, atrás de Orestes Quércia (PMDB), neste momento perdemos uma chance de ter um grande líder no nosso governo, que com certeza, mudaria e muito a vida do nosso estado e do nosso país para muito melhor.

Já a marca de Antônio Ermírio no campo pessoal, foi a simplicidade, sempre acompanhada de humildade e generosidade. Como empresário, ele tinha como meta investir continuamente para gerar empregos de boa qualidade e oferecer qualidade de vida as pessoas. Como investidor, ele pregava ser de responsabilidade dos empresários não apenas produzir e pagar impostos, mas também, ajudar o próximo. Para confirmar isso tudo, deu verdadeiros exemplos ao longo dos seus 60 anos de trabalho.

Antônio Ermírio trabalhava 12 horas por dia, mas sabia que era preciso moderação. Certa vez em uma entrevista para a Rádio CBN ele disse: “Na vida, o meio termo é o correto, nem tanto ao mar,  nem tanto à terra. Eu acho que é preciso trabalhar, mas não se descuidar do lazer, para você, para sua família, para sua saúde inclusive”.

Sem dúvida, perdemos um dos mais importantes líderes empresariais da nossa história, que durante a sua vida empresarial participou ativamente dos principais temas do país e nunca deixou de defender suas convicções para construir um Brasil melhor.

Destacou-se ainda como cidadão brasileiro no mais verdadeiro sentido da palavra, onde levou seu brilhantismo e competência às ações voltadas às áreas sociais, da saúde, artística e política. Era um empresário muito ocupado, mas sempre encontrou tempo para ajudar os mais necessitados. Passou metade da sua vida dentro do Hospital Beneficência Portuguesa, procurando fazer o bem.

Antônio Ermírio deixa um legado enorme de liderança, respeito, dedicação, da sua intransigente defesa da verdade, da honestidade, da democracia e de paixão pelo Brasil, este sim era um patriota verdadeiro, não um patriota de marketing apenas, como estamos cansados de ver por aí.

Antonio Ermírio é um exemplo a ser seguido pelas gerações atuais e futuras, pois ele foi um líder extraordinário, grande empreendedor, era defensor do papel social das empresas, uma pessoa humilde e de hábitos simples, além de ser um apaixonado pelo trabalho.

Você conhecia a história de Antônio Ermírio de Moraes? Será de fato uma grande perda para o país? Você concorda que ele é um grande exemplo a ser seguido?

Um grande abraço a todos!

Referência: Portal G1

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *