Líder! Ajude a sua Equipe a Evitar o Esgotamento
O esgotamento é um dos principais fatores que afastam uma equipe das conquistas, mas ele tem cura e pode ser evitado.
O líder tem um papel fundamental neste processo, ele deve evitar focar em seu sucesso individual e concentrar-se no sucesso da equipe.
Seja um líder, não um gestor. A forma de gestão é o principal fator de qualquer empresa de sucesso. É impossível conquistar resultados sem funcionários, recursos, tecnologia, infraestrutura, cronogramas e orçamentos. Porém, quem está no comando não deve estar envolvido em todos estes detalhes. O papel de um líder é liderar, dar apoio a equipe e ao mesmo tempo dar poder de gestão a outros colaboradores.
O líder precisa também aprender a delegar. Os Executivos são muito bons no que fazem, mas tem muita dificuldade em delegar as tarefas. Isso infelizmente acaba afastando os bons funcionários, pois são obrigados a acumular cada vez mais tarefas, causando o esgotamento. Mas os líderes de verdade e bem preparados, aprendem a romper esta barreira, deixando os seus colaboradores se ocuparem não só com os detalhes, mas também com as decisões, demonstrando preocupação com o desenvolvimento e crescimento da equipe.
Outra atitude importante é ficar feliz com o sucesso dos outros. Alcançar o sucesso pessoal é o que todos procuram, mas para um líder, isso só é possível se todos se tornarem vencedores. Quando a equipe atinge o resultado esperado ou supera, todos devem comemorar muito, principalmente seu líder, valorizando um a um dos seus liderados. O líder deve ficar contente em ver que aquelas pessoas que foram treinadas e contratadas por ele, alcançaram um grande êxito.
Este tipo de valorização por parte do líder, participando ao lado de todos no dia a dia, os incentivando, os apoiando e os qualificando, é fundamental não só para fazer a equipe se sentir valorizada, mas também para enriquecer a sua própria vida.
A próxima atitude importante para um líder que deseja aprender a delegar e diminuir o esgotamento da equipe, é parar de bancar o super homem. Este talvez, seja o passo mais difícil, pois quando você é bom em diferentes tarefas, é tentador a sensação de se achar capaz de fazer tudo muito bem, não dando com isso, oportunidade para os seus colaboradores.
Quando você dá esta oportunidade para os seus colaboradores, você pode descobrir que tem outras pessoas que também fazem bem ou até melhor uma tarefa que você faz. Neste momento, o líder precisa reconhecer que ele não é o super homem e que também tem suas limitações como todo mortal.
Em qualquer situação, aceitar suas limitações, não é sinal de fraqueza, muito pelo contrário, ela pode aliviar seu stress e ajudá-lo a evitar o esgotamento seu e da sua equipe, e ainda pode resultar em um melhor relacionamento dentro e fora da empresa.
Você é um líder ou um gestor? Você sabe delegar? Seu líder é um líder de fato? Sua equipe está esgotada? Você fica feliz com o sucesso dos outros?
Um grande abraço a todos!
Comentários