Ambiente Mágico

mágica

Proporcionar o “lugar mais alegre da terra”, não só para os visitantes (clientes), mas também para os membros do elenco (colaboradores), significa que os membros do elenco devem ser capazes de administrar muito equilíbrio entre as necessidades pontuais. Sem clareza, as tarefas se tornam sufocantes. Van France e Dick Nunis reconheciam este desafio.

Sendo assim, como resposta, eles simplificaram este ambiente inerentemente complexo apresentando a ordem de prioridade das ações a cada membro do elenco durante sua orientação na Disney University.

A receita de Van France e Dick Nunis para a criação de um ambiente mágico na Disneylândia implicava reduzir as operações do parque a quatro importâncias que representam os valores norteados de toda a decisão, são elas:

Segurança: Essa é sem dúvida a diretriz mais importante tanto para os convidados como para os membros do elenco. Os membros do elenco geralmente precisam proteger os convidados de si mesmos. Os convidados, em ritmo de férias, podem se deixar distrair pelas cores, pelos sons e pelo movimento, com isso, eles não estão necessariamente atentos a segurança, como por exemplo, o convidado que atravessa a Rua Principal talvez completamente alheio ao imenso cavalo de tração percheron que surge logo atrás dele puxando a carruagem, ou ainda os convidados, que distraídos pela bela arquitetura, pode se chocar com os postes de luz ou com os muros. Toda decisão envolvendo operações e projetos deve ter em vista primeiro a segurança;

– Cortesia: A segunda diretriz mais importante depois da segurança é a cortesia. Os membros do elenco sabem o valor de um sorriso em seu rosto e em sua voz, e a importância de cativar os convidados. Orientar um convidado com a mão aberta e um sorriso é muito mais eficaz do que simplesmente apontar o dedo com uma fisionomia carrancuda;

– Show: Depois que a segurança e a cortesia estiverem garantidas e muito bem trabalhadas, as atenções se voltam toda para o show. Brinquedos bem conservados e instalações repletas de membros do elenco bem apresentáveis, garantem um bom espetáculo, uma condição que Walt Disney promovia com toda a paixão.

– Capacidade / Eficiência: Essa última diretriz se refere ao número de convidados que frequentam as atrações, os restaurantes e as lojas. É a parte dos “números concretos” de uma atividade comercial. Deixando os números por último, o modelos SCSE (Segurança, Cortesia, Show e Eficiência) faz uma afirmação clara, um tanto até paradoxal: o cumprimento das três primeiras diretrizes garante a sustentabilidade dessa quarta diretriz sob a forma de membros do elenco e convidados satisfeitos e fiéis.

Cada diretriz nesse modelo SCSE é indispensável, e sua posição é inegociável. Embora esteja ocupando o degrau mais baixo das diretrizes, a eficiência está longe de ser ignorada, aliás, a Disney Parks and Resorts faz vultosos investimentos no intuito de garantir que o maior número possível de convidados possa desfrutar suas instalações.

Entretanto, a clareza do modelo SCSE garante que a segurança, a cortesia e o show não sejam sacrificados em favor de um maior nível de eficiência (mais convidados e mais lucro). As iniciativas que visam à eficiência devem passar pelo filtro das três maiores diretrizes.

Sua empresa tem um ambiente mágico? Você colabora para a construção de um ambiente mágico? Você concorda com as diretrizes apresentadas?

Um grande abraço a todos!

Referência: Livro Academia Disney

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *