Estratégia Competitiva com Michael Porter

Porter

Buscando trazer mais conhecimento e novas ideias aos nossos leitores, trazemos hoje mais uma excelente apresentação realizada no evento HSM ExpoManagement 2013, desta vez o aprendizado é com Michael Porter, considerado a maior autoridade mundial em estratégia competitiva e um dos grandes gurus da administração.

Em sua apresentação, Michael Porter falou em como ser único, ele começou o evento dizendo: “Não se preocupe com a concorrência, não se preocupe em ser melhor que o seu concorrente. Preocupe-se em ser único, em se especializar em algo que só você pode fazer”.

Para Michael Porter, concorrência deve ser pensada como um jogo de soma positiva, onde mais de uma empresa pode ser bem-sucedida, e o número de clientes é ampliado, pois a estratégia diferencia cada competidor.

Quando se concorre, porém, com base em preço, com certeza se um ganha, o outro perde, e a lucratividade é destruída para o setor todo. Esse é conhecido como o jogo de soma zero.

Empresas de sucesso, como são os casos da Apple e da Nespresso, se diferenciam, mas não porque possuem produtos melhores, mas porque possuem produtos e serviços diferenciados, e que de uma forma direta ou indireta agregam valores aos seus consumidores. Casos como do Iphone (em relação aos seus concorrentes) e da Nespresso (que criou toda uma cadeia de consumo de café gourmet).

Seguem abaixo, dicas de Michael Porter para se ter uma empresa única:

1-    Defina uma proposta de valor única para seus clientes. Lembrem-se, a essência está naquilo que você escolhe não fazer.

2-    Tenha coragem de não agradar certo tipo de cliente. Se você quiser agradar todo mundo, é muito improvável que sua estratégia funcione. Não dá para agradar todo mundo.

3-    Estratégias formidáveis nascem quando você descobre as necessidades de quem se está atendendo.

4-    Analise sempre a cadeia de valor.

5-    Faça escolhas com clareza, nunca no escuro.

6-    Tenha noção de continuidade.

Estas foram as grandes dicas deixadas por Porter neste evento espetacular, que sempre abre nossas cabeças em busca de grandes conquistas de uma forma mais intensa, clara, competitiva e com grandes resultados.

Embora muitas pessoas ou alguns empresários não goste de concorrência, saiba que ela é fundamental para todos. Um concorrente jamais deve tirar o seu sono, muito pelo contrário, você deve dormir até melhor, pois o concorrente apenas está sinalizando o que você tem que melhorar para não perder mercado para ele ou para outros concorrentes.

Precisamos mudar nosso jeito de pensar a concorrência, de fazer nossos produtos e serviços e como direcionar estes produtos e serviços ao público alvo.

O que acharam da matéria? Ajudou? Vocês pensam desta forma também? Suas empresas pensam desta forma? Agem também desta forma? Vão implementar alguma destas dicas na sua empresa ou no seu dia a dia?

Um grande abraço a todos!

Referência: revista administrador profissional

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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