Entrevista com Fábio Monteiro: Marketing, o caminho para do sucesso!

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É com grande prazer e satisfação, que trazemos hoje para os nossos leitores dentro da entrevista do mês, mais um presente, uma entrevista com um dos mais renomados profissionais de marketing do nosso país, sendo um conhecedor profundo desta matéria. Estamos falando de Fabio Dias Monteiro, profissional formado em Administração de Empresas e Marketing, possui mais de 20 anos de experiência neste mercado, atuando em empresas nacionais e multinacionais. Atualmente é Diretor da empresa Infoguia Marketing, Internet e Treinamentos.

Segue abaixo nossa entrevista, boa leitura a todos e um ótimo aprendizado:

Blog Gestão 3.0: Qual a importância do marketing para as empresas?

Fábio Monteiro: O marketing é uma ciência que possibilita o estudo da performance da empresa e seus produtos ou serviços sob vários cenários. A importância é que esta visão bem observada, dá vantagem competitiva para a empresa que fizer isso melhor e mais rápido que seus concorrentes.

Blog Gestão 3.0: Qual a importância da marca para uma empresa?

Fábio Monteiro: A marca é como uma pessoa. Você pode gostar dela pelas características que ela te apresenta, por exemplo: confiança, atenção, aparência, proximidade, gentileza, etc.. Sob este aspecto, as empresas deveriam cuidar melhor de suas marcas e das características verdadeiras que eles devem passar aos seus clientes.

Blog Gestão 3.0: Como fortalecer a marca de uma empresa, diante de um mercado tão acirrado e competitivo como o que temos hoje?

Fábio Monteiro: Como citei acima, a melhor maneira de fortalecer a marca é fazer um exercício interno (entre dirigentes, colaboradores e clientes) com os valores que devem ser defendidos pela empresa. Somente depois de um grande debate sobre estes valores é que devemos visitar ou revisitar a marca (e o slogan), e temos que ver se ela/ele reflete a verdade da empresa e sua postura com relação a esta verdade.

Blog Gestão 3.0: Como você vê o marketing de hoje?

Fábio Monteiro: O marketing está evoluindo. Fomos obrigados a repensar alguns modelos e metodologias de marketing e comunicação graças ao avanço tecnológico e aos novos canais de comunicação e relacionamento entre pessoas e empresas (marcas). Acho que um dos pilares atuais dos modelos de negócio na internet (e-commerce, por exemplo), está ligado ao mapa mental que uma marca exerce na vida das pessoas, o outro pilar está ligado à logística e a capacidade de entrega. Ainda veremos muitas novidades em relacionamentos de marcas com os consumidores. Podem esperar.

Blog Gestão 3.0: Quais as principais estratégias de marketing, utilizadas hoje em dia?

Fábio Monteiro: São muitas estratégias, mas sem dúvida o marketing de relacionamento (o conhecimento das preferências e desejos do consumidor, chamado por alguns de CRM, database marketing ou BI) vem aumentando no Brasil.

Blog Gestão 3.0: O que é um plano de marketing e qual sua importância?

Fábio Monteiro: Um plano de marketing, de forma resumida, é a forma de observarmos o mercado, os concorrentes, o desempenho dos produtos e serviços oferecidos, e analisarmos os aspectos positivos, a melhoras, as ameaças e as oportunidades existentes em uma empresa, e/ou produto e/ou serviço. Após esta análise, traçamos os caminhos possíveis em comunicação, ou no desenvolvimento de produtos ou programas específicos dentro de um orçamento factível, viável e com objetivos claros de rentabilidade. A importância é estar ciente das oportunidades e dificuldades, e criar caminhos para ter competitividade e lucro.

Blog Gestão 3.0: Segundo o Ibope Media, 92% dos internautas utilizam a internet para pesquisar sobre empresas, produtos e serviços antes de efetivar uma compra. Olhando para esta realidade, qual a importância do marketing digital hoje em dia?

Fabio Monteiro: A internet deu acesso a uma grande vitrine para o consumidor. Tanto que existem indicadores de que o comércio eletrônico está em ascensão constante e o modelo tradicional de shoppings e lojas de rua está sendo questionado. Quando falamos de serviços o movimento é similar, pois através da internet podemos expressar com minúcias as qualidades de um serviço oferecido e criar uma experiência bem mais realista do que é oferecido. Portanto as empresas privadas, deveriam olhar com mais atenção para seus sites, suas participações em redes sociais e criar mecanismos inteligentes e mensuráveis de participação neste segmento da comunicação.

Blog Gestão 3.0: Como enfrentar e responder as reclamações e elogios feitos através das redes sociais?

Fábio Monteiro: Com rapidez, clareza, transparência e verdade. Mas dependendo do porte da empresa, recomendamos também a criação de um SAC (com procedimentos, pessoas bem treinadas e tecnologia) ou uma área específica para tratar as reclamações e deixar a rede social mais livre de ser uma central de problemas.

Blog Gestão 3.0: Como você vê o rápido crescimento do e-commerce no Brasil? E o que fazer para manter este crescimento na visão de marketing?

Fábio Monteiro: Vejo como um movimento natural, pois o mercado está forçando a construção de um canal de compras com custos mais baixos e mais clareza nas informações. Para manter este crescimento, o país e as empresas devem investir prioritariamente em: tecnologia (acesso, velocidade e softwares), logística (qualificação de empresas de entrega, distribuição e armazenamento inteligente) , atendimento de qualidade ao consumidor e construção de marcas fortes e de confiança, para dar credibilidade aos produtos e serviços oferecidos. É claro que não somente isso, mas estes são os caminhos críticos do e-commerce.

Blog Gestão 3.0: Qual a importância de um site bem construído? Só um site bem construído é suficiente para se ter sucesso no e-commerce?

Fábio Monteiro: WebSite e E-commerce podem ser aplicações distintas, mas ambos devem ser bem planejados e bem elaborados, pois afinal, é a vitrine da sua empresa para milhões de pessoas. Você não abre uma loja no shopping com um bom movimento para deixar a vitrine feia, não é mesmo?

Blog Gestão 3.0: O ano que vem (2014), teremos a Copa do Mundo no Brasil. Você acha que será um bom ano para o Varejo? Qual sua previsão para o mercado em 2014? A Copa vai atrapalhar?

Fábio Monteiro: Não podemos fazer previsões sobre o que vai acontecer, mas observando o evento Copa do Mundo já realizado em outros países, podemos dizer que a tendência é que o comércio seja melhorado, mas precisamos estar preparados. Como por exemplo, a capacitação do atendimento de lojas, restaurantes, hotéis, conveniências, farmácias, etc … estamos prontos para isso?

Agradecemos a disponibilidade do Fábio Dias Monteiro em nos atender e prestar este serviço aos nossos leitores.

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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