Humanização no Call Center

Call Center 1

Os Call Centers é uma das áreas que mais crescem não só hoje em dia, mas tem crescido no decorrer dos anos, pois a cada dia, novas empresas e produtos entram no mercado, com isso, as interações com os clientes passam a ser fundamentais, mas infelizmente a grande maioria das pessoas que estão nos Call Centers hoje em dia, não pretendem continuar neste segmento.

Este é hoje sem dúvida, um dos grandes problemas enfrentados por este segmento. Mas por que será que isso acontece? Quais são as alternativas para tornar este mercado tão importante e significativo, atraente?

As empresas como um todo, mas principalmente os departamentos de Recursos Humanos e os líderes, devem ser os responsáveis por esta transformação dentro dos Call Centers, partindo definitivamente para a ação, demonstrando que as áreas de call centers são importantes para todos, inclusive para os membros que compõem estas equipes e valorizá-los.

Dentro dos call centers fala-se muito em tecnologia, investir em que há de melhor no mercado, desenvolver relatórios, criar e acompanhar os índices, controlar o tempo, mas pouco fala-se em pessoas, sendo que são elas, as pessoas, que fazem tudo isso acontecer, e eu acredito muito nas pessoas, sendo assim, precisamos humanizar de vez os call centers, pois hoje em dia, apesar de ser muito importante a tecnologia, ela em certos momentos deixa de lado as pessoas, criando um enorme distanciamento, e isso não é nada bom.

Se você perguntar hoje dentro dos call centers, se alguém quer fazer carreira na área, irá perceber que poucos irão levantar a mão, pois elas se sentem excluídas como pessoas, se sentem na maioria das vezes como um número e não como seres humanos e profissionais respeitados, não são ouvidas.

Partindo desta situação, precisamos tomar atitudes que façam com que as pessoas acreditem nesta área, neste serviço, nos seus líderes e na empresa. Eu sempre procurei correr atrás de soluções e enxergar problemas como oportunidades, pois ali, posso mostrar ainda mais o diferencial positivo do meu trabalho, e sempre procurei passar isso para as pessoas.

Olhando para esta triste realidade, quais seriam então as soluções, pois dos problemas já sabemos.

Humanizar um call center, não é transformar a área em “paizão”, ou seja, aceitar tudo e passar a mão na cabeça das pessoas, como muitos enxergam. Quando falamos em humanizar, falamos em regras claras, planos de carreira bem elaborados, estruturados, através de uma política clara e justa, que valorize de fato o bom profissional, que possibilite aos colaboradores enxergar um rumo, um futuro, que tenham também líderes que através destas políticas saibam inspirar seus liderados para o desenvolvimento, para o crescimento e o conhecimento. Humanizar é enxergar o profissional de call center como uma pessoa que tem as suas necessidades, como um profissional capaz e que almeja valorização e crescimento dentro da empresa, dar oportunidades iguais a todos, permitir a troca de ideias e de conhecimentos. É entender também que eles tem uma vida fora da empresa, e que o trabalho que eles desenvolvem e o salário que ganham, ditará se a vida destas pessoas será melhor ou pior. Buscar alternativas para pagar salários melhores e justos, que estejam alinhados com  a importância da função, se a empresa paga pouco, é porque ela não valoriza tanto assim aquele trabalho, desta forma, os colaboradores também não valorizam este trabalho, chegando na maioria das vezes a fazer de qualquer jeito, fazendo por fazer.

Olhando para a realidade que citamos aqui resumidamente, o que você acha? Seu call center é humanizado? As pessoas se sentem bem trabalhando nele? Você que é um profissional de call center, se sente valorizado? Você enxerga nesta área o seu futuro? Você tem liberdade para dar sugestões e fazer críticas?

Vale a pena uma reflexão profunda, pois o tema é importante e não pode ficar sem solução, profissionais de call centers mal preparados, desmotivados e sem um rumo a seguir é prejuízo para todos, empresa, colaboradores e clientes.

Humanizar é educar, entender, dar oportunidades, dar feedback, valorizar e servir.

Um grande abraço a todos.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *