Lições passadas pelas mães, ajudam a atender melhor os clientes
Costumo dizer nas minhas apresentações, que a profissão mais antiga do mundo, ao contrário do que muitos dizem, é o atendimento, pois tudo em nossa vida envolve uma forma de atendimento, ou seja, você precisa de alguém para pedir uma informação, para realizar um serviço, criar um produto e etc..
Lendo recentemente o livro “A magia do atendimento”, escrito pelo ex vice presidente da Disney, Sr. Lee Cockerell, aprendi outra coisa fundamental em atendimento, uma coisa simples, mas que não damos atenção por ser uma coisa que não gostávamos muito, principalmente na idade de criança e adolescente, que são as lições que as mães nos dão e que servem de dicas importantes nos negócios e principalmente no que diz respeito a atendimento ao cliente.
Quantas mães não dizem aos seus filhos que para se ter sucesso na vida é preciso estudar, trabalhar duro, se empenhar, nos injetando bons hábitos e autoconfiança, se tornando um dos mentores (o principal) do nosso caminho de sucesso.
No mundo corporativo, não sei qual seria o tipo de gestora que a minha mãe teria sido, mas sei que a mentalidade que a orientou na minha criação e na dos meus irmãos era a de sempre respeitar as pessoas e fazer as coisas certas, atitudes que todos os líderes deveriam ter.
Outra lição colocada por Lee Cockerell que aprendemos com as mães, é fazer com que todos os clientes se sintam à vontade e bem recebidos, pois aprendemos quando criança a receber com cortesia todos os visitantes e dar boas vindas as todas as crianças que se mudavam para o bairro. Isso nos mostra também, a preocupação das mães para que os filhos saibam atuar em equipe. O atendimento ao cliente é um esporte de equipe, então receba bem seus colegas e faça com que eles se sintam incluídos, ajude-os a corrigir erros, os elogie pelo bom trabalho e se eles ainda desconhecerem alguns procedimentos, ensine-os e informe o porque de tudo.
Como eu disse no início do post, alguns podem até não ter gostado, mas as lições que as mães nos ensinaram na infância e na adolescência são também, excelentes para o atendimento ao cliente. Veja a seguir uma lista do que elas mães, nos diziam sempre, e que são excelentes dicas de atendimento: “Nunca deixe de dizer por favor ao pedir alguma coisa e obrigado ao receber”. “Receba as pessoas olhando-as nos olhos e com um sorriso cordial”. “Sempre peça desculpas quando cometer um erro ou quando deixar alguém chateado ou incomodado”. “Sempre cumpra as suas promessas”. “Nunca minta”. “Nem pense em sair vestido desse jeito”. “Se não puder dizer algo gentil, fique quieto”. “Tente ver a situação do ponto de vista do outro (empatia)”. “Trate os outros como gostaria de ser tratado”. “Faça direito ou não faça nada”.
Os funcionários que agirem de acordo com as lições acima, irão proporcionar um atendimento melhor, além de viver melhor também. Independentemente da sua posição na empresa, o sucesso da sua carreira depende na maior parte, do jeito que sua mãe gostaria que você saísse para ir a escola, que era cheio de energia e confiança, determinado a atingir a excelência e persistir diante dos obstáculos e decepções.
Sua mãe gostaria que você não exibisse apenas as habilidades para participar do jogo com um grande desempenho, mas que também demonstrasse ter as sólidas bases éticas para jogar limpo, de acordo com as regras.
Todas as mães querem que seus filhos sejam acima da média, sendo assim, faça de tudo para dar aos clientes o tipo de atendimento do qual sua mãe lhe ensinou e se orgulharia, seja também o gestor que a sua mãe ensinou a ser, incentivando os colaboradores a atingir seu pleno potencial, seja leal, transparente, verdadeiro e ético.
Pense bem em tudo, será que você é a pessoa e/ou profissional que a sua mãe se orgulharia?
Um grande abraço.
Comentários