Sua Empresa Contrata Palestrantes ou Comediantes?
Com o intuito de qualificar e melhorar o nível de conhecimento dos colaboradores, as empresas buscam cada vez mais, palestrantes que possam trazer isso para dentro das mesmas.
Contratar o palestrante certo é a diferença entre um evento bem sucedido e um dinheiro bem gasto ou não. Já vi diversos palestrantes conseguir mudar a realidade de uma empresa, ajudando-a conquistar excelentes resultados, que até bem pouco tempo atrás, era muito difícil ocorrer. Como também já vi palestrantes fazer trabalhos que nada acrescentaram à empresa, e pior, o resultado foi inferior aos que haviam antes.
O problema ocorre quando a empresa contrata um palestrante que nada tem a ver com a realidade da mesma, ou sem o foco necessário, as vezes contratam um mais famoso, outro menos famoso, que são excelentes, mas para o seu negócio, este palestrante não agrega.
Como ser palestrante virou algo rentável, muitas pessoas se aventuraram a fazer palestras, com isso, em alguns casos, os preços baixaram, porém, a qualidade acompanhou a baixa do preço e simplesmente despencou.
Temos hoje palestrantes que são mais comediantes do que de fato palestrantes, seu evento acaba virando um verdadeiro stand-up e não atinge nem de perto, o resultado esperado por todos.
Sendo assim, cuidado, é necessário escolher minuciosamente o palestrante que dará o tom inicial ao seu evento, pois ele pode criar um clima de aceitação favorável aos palestrantes que virão no futuro, bem como as mensagens que se deseja transmitir. Além disso, fará com que os colaboradores se motivem a buscar novas coisas e a praticar a chamada melhoria contínua. O palestrante não vai resolver todos os problemas da sua empresa, mas com certeza, vai plantar a semente do caminho a percorrer e de como percorrer.
Se você fizer uma pesquisa hoje, boa parte das pessoas não estão seguras o suficiente se acertaram ao participar de uma palestra, chegando a mencionar que foi apenas uma perda de tempo.
O Brasil possui em seu quadro diversos palestrantes, inclusive, muitos são reconhecidos mundialmente, existem também novos palestrantes que são de excelente qualidade e merecem a oportunidade de mostrar o seu trabalho.
Desta forma, no seu próximo evento, chame o palestrante correto. Contrate o palestrante pelo seu talento, pelo senso de humor, mas que não seja comediante, pelo seu grau de responsabilidade, de conhecimento, de organização e pela seriedade, uma boa conversa antes da contratação é fundamental.
Você é um palestrante ou comediante? Você já foi a uma palestra em que se decepcionou com o que ouviu? Você conhece mais palestrantes ou mais comediantes? O que você espera de uma palestra?
Um grande abraço a todos!
Comentários