Quer Evitar Fofocas e Intrigas no Trabalho?
Muitos já devem conhecer esta forma de evitar fofocas e intrigas no trabalho, mas garanto que boa parte ainda não conhece, mesmo sendo algo tão antigo.
Em 1998, quando eu ministrei um treinamento na empresa Fininvest, utilizei este exercício para demonstrar o quanto as fofocas e intrigas são prejudiciais às pessoas e às empresas, pois é, fazem 16 anos e este exemplo continua cada dia mais vivo e real.
Tomei conhecimento e usei como exemplo fazem 16 anos, mas este exercício vem de séculos atrás. É o que chamamos de exercício das três peneiras.
Ela funciona da seguinte forma: Toda vez que alguém for contar alguma coisa para outra pessoa, esta deverá perguntar: Você já passou o que vai me dizer pela três peneiras?
As peneiras são:
1-) O que você tem a me dizer é verdade? Tem certeza de que é um fato, algo que realmente aconteceu?
2-) Você gostaria que falassem de você o que você vai me falar agora?
3-) O que você tem a dizer agregará valor à empresa e melhorará o ambiente de trabalho?
Se o que a pessoa for falar não passar pelas três peneiras, significa que é algo que não deve ser contado, pois provavelmente trata-se de uma inverdade que pode trazer sérios problemas para várias pessoas, principalmente para a inocente vítima.
Se você conseguir aplicar isso na sua equipe e/ou na sua empresa, você vai sentir a diferença, pois só o fato de as pessoas saberem que na empresa x, aplica-se o exercício das três peneiras, isso será suficiente para ele ou ela evitar a prática da fofoca e/ou das intrigas, pois não vão querer passar pelo vexame de uma exposição.
Para implantar este exercício dentro da cultura da empresa, é preciso muito trabalho, seriedade e comprometimento, só assim, você vai colher os frutos desejados.
Você já conhecia o exercício das três peneiras? Você acha que este exercício dá certo? Você passa pelas três peneiras quando vai falar algo de alguém? Na sua empresa se pratica o exercício das três peneiras? Seu líder utiliza as três peneiras?
Um grande abraço a todos!
Comentários