Vagas Privativas, um Problema de Educação ou Atendimento?

Estacionar

Hoje em dia, estacionar um carro não é uma tarefa das mais fáceis, e esta missão fica ainda mais complicada quando o condutor do veículo é uma pessoa idosa ou portadora de deficiência. Desta forma, para evitar este tipo de transtorno, foram criadas as vagas privativas para idosos e portadores de deficiência.

Foi um alívio? Deveria, mas infelizmente, vivemos em um país onde nem sempre o direito das pessoas é respeitado, sendo assim, é comum idosos e portadores de deficiência encontrarem suas vagas de estacionamento ocupadas por pessoas que não tem este direito.

Somente tem o direito de usar as vagas privativas, os condutores com alguma deficiência, quem estiver transportando uma pessoa com deficiência e idosos. É muito importante também que o veículo esteja sinalizado com adesivos do símbolo nacional de acesso.

Para piorar ainda mais a situação, as vezes as pessoas também ficam impedidas de estacionar nas suas vagas por estarem ali veículos de órgãos públicos e de estabelecimentos comerciais, enfim, desrespeito vindo de todas as partes.

As pessoas que desrespeitam a lei estão sujeitas à multa e pode ter inclusive o veículo guinchado, pelo menos eu particularmente nuca vi, apesar de presenciar vários desrespeitos em diversos tipos de lugares.

Quando são questionadas por estacionarem em vagas que não os pertencem, as pessoas dão sempre as mesmas desculpas, como: “Fui fazer algo rapidinho”, “Estava com muita pressa”. “Só fui pegar meu filho na porta da escola”, e etc.. Estas alegações revelam apenas a famosa malandragem ou o jeitinho brasileiro. São motoristas jovens e adultos frequentemente ocupando vagas de estacionamento designadas aos idosos e portadores de deficiência em vias públicas e estabelecimentos públicos e privados.

Depois desses péssimos exemplos, vem a pergunta que não quer calar. Este desrespeito todo, é um problema de educação ou atendimento? Eu particularmente enxergo isso como problema de educação e atendimento, exatamente nesta ordem.

Infelizmente muitas pessoas não recebem em casa e nas escolas, uma educação voltada a cidadania e as pessoas, onde entre outras coisas falamos do respeito as leis, as pessoas idosas, portadoras de deficiências e assim sucessivamente. Para chegarmos a ser um país de primeiro mundo precisamos acabar com este jeitinho brasileiro de enganar e desrespeitar as pessoas, de se achar o esperto e os outros menos espertos.

Vejo também como problema de atendimento, pois na minha opinião, é necessário ter pessoas das empresas, empreendimentos ou órgãos públicos, próximas a estas vagas com o intuito de evitar que pessoas que não tem direito as mesmas parem ali.

Por outro lado, acredito ser primordial uma mudança na lei, tornando-a mais rígida com aplicações de multas e até a cassação da carteira de habilitação por um tempo determinado, pois se estas pessoas não respeitam uma vaga demarcada, imaginem o que fazem durante o trânsito.

Você respeita as vagas privativas? Conhece pessoas que desrespeitam estas vagas? Você também acredita que este desrespeito seja um problema de educação e atendimento? Antes de cobrar melhora das pessoas, olhe para você e veja se você também não precisa mudar.

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *