Entrevista com Luciana Vieira – 1a. parte – Recursos Humanos, o diferencial das empresas.

luciana entrevista

É com grande alegria, que trazemos hoje para os nossos leitores dentro da entrevista do mês, outro grande presente, uma entrevista com uma das maiores profissionais de Recursos Humanos do nosso país, uma conhecedora profunda desta matéria. Estamos falando de Luciana Vieira, profissional com experiência de 10 anos na área de recursos humanos e administração de pessoal. Tendo como principais atividades: prestar consultoria interna de recursos humanos, dando suporte aos gestores e funcionários. Diagnosticar e dar suporte ao gestor na busca de soluções quanto a gestão de pessoas e clima da equipe. Planejar, implantar e acompanhar projetos de recursos humanos: treinamentos e formação de pessoas, gestão por competências, mapeamentos, entre outros. Recrutamento e seleção; Planejamento Anual de Treinamento (PAT); pesquisa de clima; avaliação de desempenho; negociações sindicais; análise, prevenção e acompanhamento de processos trabalhistas; legislação trabalhista; contratação de fornecedores de serviços; elaboração de orçamento anual de despesas com pessoal; folha de pagamento computadorizada (RM labore, Datamace, Logix, Microsiga e Rubi Sênior). Elaboração e implantação de política de benefícios. Toda rotina de departamento de pessoal, também experiência com cooperativas, PJ, autônomos, avulsos, tarefeiros, terceiros e temporários; conhecimento em todo processo ISO 9001. 

Segue abaixo a primeira parte da nossa entrevista, amanhã teremos a segunda parte, boa leitura a todos e um ótimo aprendizado:

Blog Gestão 3.0: Atrair e motivar o talento. Como se faz isso hoje?

Luciana Vieira: Atrair e reter talentos não são tarefas fáceis e não existe uma fórmula mágica. Ainda mais com a nova geração de jovens que busca uma rápida ascensão profissional. A retenção de talentos tem que ser administrada com uma combinação estratégica de remuneração, benefícios, clima e qualidade de vida. Mais do que emprego, as pessoas buscam uma conciliação entre a vida pessoal e profissional. Um bom ambiente de trabalho, a interação entre as pessoas e um certo grau de autonomia favorecem a permanência dos profissionais nas organizações. As empresas que investem em clima e qualidade de vida, saem a frente das empresas que tentam reter somente com salário. Não que este não seja primordial para retenção, mas salário por si só, não é o fator determinante, tem que estar aliado as outras necessidades do colaborador atual, como tempo para a família e lazer. As empresas precisam criar valores intangíveis para que as pessoas queiram trabalhar lá.

Blog Gestão 3.0: Muito se fala de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, inclusive muitas pessoas acham que é a mesma coisa, Qual é a diferença?

Luciana Vieira: É muito comum essa diferenciação por parte das pessoas, mas Recursos Humanos nada mais é que o Departamento responsável por cuidar do capital humano das empresas e tem como um braço a parte de  DP- Administração  de pessoal: que cuida das obrigações legais e burocráticas da área, tais como: folha de pagamento, férias, rescisões, homologações e encargos sociais. O R.H das empresas geralmente é composto por diversas áreas, dependendo da estratégia, porte e estrutura da empresa, mas podem ser elas: Treinamento e Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção, Cargos e Salários, Administração de Pessoal, Benefícios, Medicina e Segurança do Trabalho etc.

Blog Gestão 3.0: Dentro de um mercado tão competitivo como vivemos hoje, quais as dicas para as empresas contratarem melhor?

Luciana Vieira: A primeira coisa a se fazer na hora de contratar, é ter o perfil bem definido, bem como estratégias da área, desejos de curto e médio prazo do gestor em relação a esta nova contratação, e necessidades da empresa para o negócio. É de extrema importância que o gestor saiba  o peso desta cadeira e quanto vale no mercado, facilitando assim a contratação.

Blog Gestão 3.0: Como você vê hoje em dia, a formação de líderes dentro das empresas? Estão no caminho certo?

Luciana Vieira: Não existe uma receita para formação de lideres, mas para as empresas que querem se manter competitivas no mercado, esta é uma tarefa a ser cumprida.  Em muitas empresas de nome no mercado, os lideres de hoje são cobrados pela formação dos lideres de amanhã, e isso impacta diretamente em suas metas e resultados para recebimento de Bônus. Agindo desta forma, as organizações sempre terão sucessores para seus lideres atuais, além de garantir a competitividade da empresa e o engajamento dos colaboradores em busca de ascensão. Outras empresas porém, continuam com a velha cultura de que santo de casa não faz milagre e sempre que surge uma oportunidade de liderança, busca o profissional no mercado. Isso gera na equipe a sensação de que não conseguiram crescer dentro da empresa, e que para isso acontecer terão que buscar oportunidades fora. Isso faz com que a empresa perca vantagem competitiva frente ao mercado.

Blog Gestão 3.0: As áreas de Recursos Humanos de uma forma geral, tem ajudado os novos líderes a fazer esta transição?

Luciana Vieira: Recursos Humanos como responsável por cuidar do capital humano das empresas, tem o papel fundamental de ajudar a empresa neste alinhamento de estratégia, acompanhando, treinando e motivando os gestores a formar novos líderes. Mostrar a importância desta ação para o negócio e para a sua sobrevivência no mercado.

Blog Gestão 3.0: Qual é o grande desafio na área de gestão de pessoas para que as empresas tenham sucesso no mercado?

Luciana Vieira: O R.H das empresas vem passando por grandes desafios, entre eles estão: A escassez de mão de obra qualificada (muitas vezes, as empresas com apoio do RH estão formando seus profissionais). O RH tem que estar mais presente no desenvolvimento dos líderes através de programas específicos, como Coach e outros programas. Fortalecer a cultura de colaboração entre colegas, pares, superiores e áreas, de forma a integrar a empresa no direcionamento do negócio. Aprimorar a comunicação, para que a empresa esteja sempre a frente dos demais, e que todos dentro dela estejam na mesma página dos acontecimentos. Investir em programas que estimulem mais resultados e menos estresse, investindo em qualidade de vida dos colaboradores. O Mais importante é o RH estar sempre um passo a frente, alinhando a estratégia da organização e as pessoas, garantindo sucesso da empresa e dos profissionais.

Blog Gestão 3.0:  Qual a maior dificuldade que você encontra hoje na hora de contratar um profissional, seja um executivo ou alguém para uma área operacional?

Luciana Vieira: Hoje, uma das principais dificuldades para contratar seja em qual cargo for, é encontrar  o profissional qualificado e dentro das políticas de remuneração da empresa. Muitas vezes temos o profissional, mas não temos como remunerá-lo, sendo assim, algumas empresas preferem contratar um profissional que atenda parte dos requisitos da vaga e desenvolver os outros, para conseguir administrar custos e eficácia.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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